São Paulo – SP 23/11/2021 –

O processo de escarfagem é sinônimo de aumento de produtividade e diminuição de retrabalho.

Para alcançar a excelência do trabalho da indústria é preciso recorrer a uma série de procedimentos. Nos casos das que utilizam peças de aço em suas atividades, a preocupação com as rebarbas não pode ser negligenciada. Isso poderia impactar as atividades seguintes e gerar uma série de prejuízos à empresa. Nesse sentido, um dos serviços ao qual a indústria precisa recorrer é o de escarfagem.

Segundo o CEO da fabricante de mangueiras e mangotes de borracha Maxxflex, as peças feitas de aço apresentam algumas falhas superficiais após a fabricação, sendo esse um processo natural. “Por menores que sejam essas falhas, elas podem influenciar diretamente na produção e nos processos de inspeção quando encaminhadas para outras empresas. Para que essas peças possam compor o equipamento, é necessário que não tenham nenhum tipo de defeito, como a rebarba. Por isso a escarfagem é tão essencial”, disse Daniel Rodriguez.

Isso significa que se o aço apresentar alguma imperfeição, certamente será barrado. Assim, antes de receber os devidos tratamentos de usinagem nas empresas, o aço precisa estar em perfeitas condições. A técnica da escarfagem é realizada nas siderúrgicas e tem como objetivo reduzir o índice de produtos que retornam da inspeção devido à identificação de danos.

“A escarfagem realiza a remoção de defeitos de uma superfície como em uma lavagem, utilizando geralmente maçarico a gás oxicombustível. O processo de escarfagem consiste na aplicação de calor e um jato de oxigênio de baixa velocidade e grande vazão. Este jato atinge a superfície de maneira tangencial removendo os defeitos superficiais normalmente entre 1 a 2 mm de profundidade”, explicou Rodriguez.

A escarfagem é aplicada em lingotes, biletes, arestas de blanks e principalmente superfícies de “slabs” (chapas grossas) para a remoção dos defeitos provenientes do lingotamento como dobras, riscos, trincas e inclusão de escórias. Rodriguez reforça que esse processo é essencial e exige o uso de ferramentas adequadas. “Por se tratar de um jato, é indispensável o uso de uma mangueira para escarfagem, isso torna o processo mais preciso”, ponderou.

Segundo o empresário, com o auxílio da mangueira, o procedimento faz com que a passagem do fluxo de oxigênio ocorra de maneira uniforme e contínua, garantindo que o material fique realmente livre de imperfeições que possam levá-lo a ser rejeitado em empresas para demais finalidades.

Por fim, Daniel Rodriguez reforçou que este é um dos procedimentos que garante a qualidade na indústria, mas que existem vários outros aos quais as empresas precisam estar atentas. “É imprescindível voltar o olhar para a linha de produção e buscar maneiras de otimizar os processos. Isso vai gerar mais resultados positivos em detrimentos dos negativos. Especialmente neste momento de retomada, pós-pandemia, acelerar esses resultados é sinônimo de recuperação econômica”, finalizou.

Website: https://maxxflex.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *