Coral Springs, FL 10/11/2021 – O candidato tem, como seu primeiro obstáculo a transpor, encontrar um empregador nos EUA que queira solicitar tal visto.

Pelo segundo ano consecutivo, cidadãos brasileiros poderão solicitar autorização para trabalhar temporariamente nos Estados Unidos através do visto H-2.

Na última segunda-feira (9), o Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS), em consulta com o Departamento de Estado (DOS), divulgou a lista de países cujos cidadãos se encontram elegíveis para ingressar nos programas de visto H-2A e H-2B em 2022. Assim como no ano anterior, os brasileiros continuam liberados.

Os vistos da categoria H-2 permitem que trabalhadores com ou sem experiência de mercado possam trabalhar temporariamente no país. O visto H-2A é destinado a trabalhadores agrícolas. Já o H-2B, a trabalhadores não agrícolas. Em ambos os casos, o contratado deve provar que possui uma proposta de emprego e o contratante deve mostrar que não há trabalhadores americanos interessados ou qualificados a ocupar a vaga oferecida.  

Anualmente, o Serviço de Imigração e Cidadania (USCIS) concede cerca de 66 mil vistos da categoria H-2. Em 2021, o órgão concedeu 22 mil vistos adicionais para o retorno de trabalhadores.

Segundo a advogada de imigração Renata Castro, fundadora do Castro Legal Group, a categoria H2-B foi disponibilizada para cidadãos brasileiros há pouco tempo, mas já abre uma grande possibilidade para aqueles que desejam trabalhar nos EUA. Entretanto, há uma dificuldade no processo: “Não há um repositório nacional das empresas que disponibilizam esses vistos. Então, o candidato tem, como seu primeiro obstáculo a transpor, encontrar um empregador nos EUA que queira solicitar tal visto”.

O tempo limite de permanência nos EUA como portador de um visto H2-B é de 3 anos. Depois desse período, o estrangeiro deve deixar o país por 3 meses antes de solicitar novamente o mesmo visto. Além disso, o trabalhador pode, também, trazer o cônjuge ou filhos solteiros menores de 21 anos, proprietários do visto H-4. Neste caso, nenhum dos beneficiários pode trabalhar legalmente.

Para Castro, brasileira radicada nos EUA há mais de 20 anos, programas como Labor Certification, que permite a obtenção do Green Card por meio de oferta de trabalho, são sempre mais favoráveis aqueles que querem viver de forma permanente na “terra do Tio Sam”. 

Em comunicado, o DHS informou que possui autonomia para adicionar ou remover países da lista de elegíveis a qualquer momento, caso seja determinado que alguma nação não atenda aos requisitos necessários. Fatores como fraude, abuso e tráfico de pessoas podem resultar na exclusão do país. Além do Brasil, outros 87 países estão elegíveis para obter o visto H2. Entre eles, Portugal, Itália, Chile, México, França e Austrália. 

Website: https://castrolegalgroup.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *