20/12/2021 –

O investimento foi realizado pelo governo federal, atendendo uma demanda de quem mora, trabalha e visita o arquipélago.

A dificuldade tecnológica na conexão, via satélite, da Ilha de Fernando de Noronha com a internet pode estar com seus dias contados. Desde sexta-feira (17), foram instaladas 14 novas antenas, em pontos estratégicos, que proverão maior conectividade, via satélite, para a ilha. O investimento foi realizado pelo governo federal, atendendo uma demanda de quem mora, trabalha e visita o arquipélago.

Para o diretor da Associação das Pousadas de Fernando de Noronha, Cláudio Cardoso, a melhoria na infraestrutura das antenas telefônicas será marcante para Fernando de Noronha. “Com mais conectividade, poderemos melhorar a qualidade do ensino, possibilitar a telemedicina, facilitar a conectividade das empresas com seus sistemas de controle e, por que não, possibilitar que as belezas de nosso arquipélago possam sair das lentes dos nossos visitantes com maior qualidade e velocidade. “Com melhora da disponibilidade de internet, para todos, uma antiga demanda será atendida e todos serão privilegiados. Nossa expectativa é a melhor possível. Essa era uma demanda muito antiga”, comenta Cláudio.

“A articulação entre o Ministério do Turismo e das Comunicações atendeu uma demanda dos moradores e turistas que não tinham comunicação em grande parte da ilha. Com a chegada do Wi-Fi Brasil, podemos dizer que essa comunicação irá melhorar bastante e não deve ser mais um problema para quem estiver em Noronha”, adianta o diretor de ordenamento, parcerias, concessões e turismo náutico do Ministério do Turismo, José Medeiros, conhecido como Zezeco.

Quem também está animado com o investimento é o presidente da Associação Noronhense de Empresas de Mergulho Autônomo, Hélio Levinbuk. “Essa é uma notícia que estávamos esperando há um tempo. Com as novas antenas, a nossa esperança é que a comunicação melhore, e muito, principalmente para os turistas, entre nós que trabalhamos na ilha e até entre as embarcações”, dispara Hélio.

As antenas foram instaladas nos seguintes locais:

1. Casa de Representação de Aeronáutica;
2. Centro de Convivência Brigadistas/Voluntariado;
3. Museu Tubarões/Buraco da Raquel;
4. Associação de Barcos de Turismo F. Noronha (ABATUR);
5. Escola de Referência de Ensino Médio Arquipélago de Fernando de Noronha;
6. Autarquia Territorial Distrito Estadual de Fernando de Noronha (ATDEFN);
7. Administração de Atalaia;
8. Administração de Atalaia Pic Leão;
9. Administração de Atalaia Conselho Distrital;
10. Administração de Pic Sancho;
11. Administração de Atalaia Aeroporto;
12. Administração de Atalaia Porto;
13. Administração de Atalaia Forte;
14. Administração Atalaia de Pic Sueste.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *