São Paulo – SP 26/10/2021 – O Brasil é um país muito importante para nosso portfólio de negócios e deve expandir significativamente nossa presença no campo crescente de análise de vídeo

Tecnologia é aposta de áreas como segurança pública, varejo, monitoramento de Covid-19 e meios de pagamento

Em 2019, o então ministro da Justiça, Sergio Moro, baixou uma portaria que incentiva a adoção do reconhecimento facial na segurança pública. Desde então, cinco municípios aderiram voluntariamente e receberam R$ 19 milhões em 2019, e mais R$ 25 milhões em 2020 para focar nesse quesito. Com isso em mente, empresas internacionais do setor têm visado o Brasil para a expansão de seus negócios.

Em outros países esse foco do uso da Inteligência Artificial na segurança pública também tem ocorrido. Na Rússia por exemplo em Moscou mais de 5.000 crimes foram solucionados em 2020 por meio do sistema de análise de vídeo com reconhecimento facial, de acordo com dados do Ministério de Assuntos Internos da Rússia.

Não somente na segurança pública, mas outras áreas também que vêm ganhando destaque no uso de ferramentas de reconhecimento facial são varejo, monitoramento de Covid-19 e meios de pagamento. No varejo a importância de reconhecer seu cliente é enorme, já que pesquisas mostram que é 5 a 10 vezes mais caro atrair um cliente novo do que desenvolver base de clientes existentes e que 20 a 30% dos clientes geram o maior rendimento. 

Durante a quarentena, governos utilizaram tecnologia de reconhecimento fácil e análise de vídeo para verificar pessoas infringindo medidas impostas. E recentemente alguns supermercados no Rio de Janeiro começaram a utilizar reconhecimento facial como meio de pagamento.

Diante do crescimento deste setor, empresas como a startup russa Ntechlab pretendem focar no desenvolvimento do mercado de tecnologia de reconhecimento facial no Brasil. De acordo com CEO da empresa, Andrei Telenkov, há uma demanda na região por esse tipo de tecnologia. “Tanto no Brasil quanto em outros países da América Latina, há enorme potencial para uso da inteligência artificial de reconhecimento facial em diversos setores”. 

Website: https://ntechlab.com/pt_br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *