Uberlândia – MG 9/12/2021 –

Pesquisa aponta que mais de 50% das micro e pequenas empresas terão problemas para realizar os pagamentos nesse fim de ano.

Chegou a época do ano do aperto de contas. Nesses últimos dois meses do ano, algumas pessoas já começam a se preparar para as contas do começo do ano, além dos gastos adicionais com festas de encerramento do ano e reuniões familiares. No entanto, para os empresários, existe ainda mais um ponto a ser pensado nesse momento, o pagamento do décimo terceiro salário.

De acordo com um estudo realizado pelo Instituto Datafolha, a pedido do Sindicato das Micro e Pequenas Indústrias do Estado de São Paulo, mais da metade das micro e pequenas indústrias terão dificuldades em pagar o 13º, em 2021. O estudo apontou que isso é resultado da crise econômica ocasionada pela pandemia. Nele, 52% das empresas afirmam que terão problemas com o pagamento do benefício, 17% dizem que enfrentarão muita dificuldade e cerca de 35% disseram que terão poucos problemas em relação a essa despesa.

Para o Planejador Financeiro da Unicred Aliança, Danilo Brito, a pandemia foi apenas um dos fatores que dão margem a esses percentuais.

“O desarranjo do fluxo de caixa pode ser ocasionado pela queda no faturamento, aumento nos custos e despesas, concorrência, perda de clientes etc. Além de tudo, empreender no Brasil é algo desafiador, nosso país possui uma elevada carga tributária e o recolhimento de impostos não pode ser atrasado. Esses fatores, somados e ponderados, podem prejudicar a saúde financeira da empresa e causar um prejuízo não somente ao empresário, mas também à população. Uma empresa gera empregos, promove o aumento da riqueza do país e, por consequência, o bem-estar do trabalhador. Quando se fecha uma empresa, o país perda uma fonte de riqueza e desenvolvimento”, explica o planejador.

Com tudo sofrendo oscilações sempre ascendentes, como o valor dos alimentos e combustíveis, equilibrar as contas não tem sido tarefa fácil para as micro e pequenas empresas. Ficar no azul cada dia mais tem sido uma batalha. Porém, como explica Danilo, a luz no fim do túnel está no planejamento, atenção e organização.

“O desafio para empreender é enorme. Além de conhecer muito bem seu ramo de atividade, o empresário precisa prever como as mudanças do mercado podem influenciar os negócios de sua empresa, formar uma reserva financeira para cobrir eventuais custos e despesas adicionais e sempre usar a matemática ao seu favor. Um bom planejamento financeiro empresarial pode contribuir para prosperidade do negócio”.

Além de buscar sempre acompanhar tudo à sua volta, o empresário precisa contar com apoio de confiança e que possa lhe socorrer quando for preciso. Buscar um empréstimo ou financiamento sempre é uma das últimas opções, devido aos juros que serão pagos no futuro. Por isso, o mais importante, depois de se chegar à conclusão de que essa é a solução, é buscar uma instituição adequada.

Para Danilo, obter uma fonte de financiamento externo para custear as despesas com 13° salário, ou até mesmo para realizar investimentos no negócio, pode possibilitar o crescimento rápido de uma empresa.

“O empresário precisa ter um plano de negócios muito bem elaborado e incluir nele imprevistos que podem ocorrer. A Unicred Aliança entende a necessidade de cada empresa associada e por isso oferece linhas de crédito específicas para cada demanda empresarial. Temos condições exclusivas e vantajosas para custear o 13° dos funcionários, com prazo e taxa de juros melhores que a média do mercado”, finaliza o planejador financeiro.

Website: https://www.unicred.com.br/alianca/home

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *