São Paulo, SP 25/10/2021 – Para que uma casa esteja protegida, livre da presença de microrganismos indesejáveis, é importante que a umidade não ultrapasse os 60%.

O porão e o sótão são locais onde muitos objetos são armazenados por um longo período. Com isso, é necessário um controle de umidade eficiente, que faça a conservação destes objetos e mantenha o ambiente agradável. Para este controle de umidade, é necessário possuir um desumidificador de ar, que padronize a umidade nos níveis ideais e preserve de maneira permanente os bens de consumo.

Muitas residências dispõem de um porão ou sótão. Nesses locais são armazenados móveis e outros objetos que não são mais utilizados cotidianamente pela família.
Esses ambientes costumam ser fechados, escuros e sem ventilação, o que pode trazer consequências não muito agradáveis, como o excesso de umidade, especialmente no porão, por ser um espaço subterrâneo. Os problemas que a umidade provoca vão desde o mau cheiro, até a formação de bolor e de mofo (causados por fungos), que destroem toda matéria orgânica, atingindo os objetos ali guardados, tais como móveis, roupas e livros. Além disso, esses microrganismos podem ser danosos para a saúde de toda a família.
 
As inspeções periódicas sobre a existência de infiltrações nesses ambientes são extremamente necessárias. Isto porque esses locais são pouco frequentados e normalmente as tubulações da casa passam ou se encontram nesse cômodo.
Se esses problemas de umidade não forem solucionados, poderão passar para outros cômodos da casa, causando a proliferação de microrganismos como ácaros e fungos.

Preservando a saúde

Assim como é importante cuidar de todos os cômodos da casa, também os porões e sótãos devem ser cuidados com o máximo zelo. A presença da umidade nesses locais pode significar a proliferação de microrganismos, agentes alérgenos que podem desencadear inúmeras doenças como rinitebronquiteescabiose e a asma que, em alguns casos, pode ser fatal. Os bebês e idosos, pessoas normalmente com baixa imunidade estão mais vulneráveis a essas doenças. 
Alguns métodos para controlar a umidade são meros paliativos. Ações como utilizar o ar-condicionado para desumidificar, limpar o mofo com água sanitária e espalhar potes de sílica não resolvem o problema. É importante combater a causa, não só os efeitos.
Para que uma casa esteja protegida, livre da presença de microrganismos indesejáveis, é importante que a umidade não ultrapasse os 60%. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal para o ser humano é que a umidade se situe entre 50% e 60%.
O uso de um desumidificador é imprescindível para que porões e sótãos se mantenham com os níveis de umidade sob controle e, desta forma, não causem prejuízos de qualquer espécie aos demais cômodos da casa.
desumidificador de ar combate a proliferação de microrganismos que fazem mal à saúde e ainda impede que peças de madeira e de metal se danifiquem. Também mantém os níveis corretos de umidade e, através dos seus filtros, elimina partículas suspensas, devolvendo ao ambiente um ar muito mais saudável.
Para mais informações sobre os cuidados com a umidade em porões e sótãos: https://www.thermomatic.com.br/aplicacoes-para-casa/desumidificador-para-porao-sotao.html

Website: https://www.thermomatic.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *