Curitiba, PR 21/12/2021 –

Possuir ferramentas que auxiliem a educação financeira e otimizem o tempo no controle dos gastos é a chave para melhorar a forma de se lidar com o dinheiro.

Segundo pesquisa realizada em 2020 em todas as capitais brasileiras pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), quase metade dos entrevistados relatou não ter controle do próprio orçamento. Além disso, com relação à metade que afirmou se organizar financeiramente, apenas um terço respondeu que planeja o mês com antecedência. O levantamento demonstrou ainda o perigo da falta de consciência sobre os gastos não essenciais, registrados para controle apenas por 57% dos entrevistados.

Ainda sobre o estudo realizado, entre as principais justificativas para a dificuldade na organização financeira estão a falta de disciplina e carência de tempo. Abaixo, é possível encontrar as vantagens em utilizar o cartão de crédito para organizar as finanças e assim monitorar com mais atenção os gastos fixos e variáveis.

Controle de gastos

Se o problema é falta de tempo para anotar todas as entradas e saídas financeiras, o extrato do cartão de crédito é um grande aliado. De forma simples e unificada, com apenas um clique é possível conferir o fluxo de dinheiro utilizando o cartão. Dessa forma, fica mais intuitivo observar as quantias que estão sendo enviadas para cada atividade. Algumas bandeiras possuem a opção de classificar a compra, como alimentação, farmácia e etc. Isso complementa a análise dos gastos e é uma ótima ferramenta para o planejamento dos próximos meses.

Reserva financeira

A reserva financeira, também chamada de reserva de emergência, é um dinheiro guardado para se utilizar em último caso, quando não há mais opções. Muitas vezes essa quantia poupada está em algum investimento de baixo risco e retirá-lo resultaria na perda de dinheiro, o que não é recomendado. Caso um imprevisto aconteça, e não se queira mexer na reserva, o cartão de crédito é uma boa opção para auxiliar no momento de crise.

Planejamento financeiro

Outra função que pode ser explorada com o uso do cartão é a de alinhamento da data das cobranças. Colocando todos os gastos fixos com cobrança automática em uma data que coincida com o recebimento da principal renda, ou poucos dias depois, fica mais prático o pagamento.

Segurança nas compras

As compras online impulsionaram o uso do cartão de crédito. Diferente do modo presencial, a criação de uma carteira digital reduz as chances de clonagem do cartão, roubo de dinheiro ou até perda do cartão físico. Além disso, as empresas estão cada ano mais incorporando medidas de segurança aos seus aplicativos, de forma a garantir uma zona segura para transações monetárias. Atualmente, mesmo em lojas físicas, é possível realizar compras com o celular por meio de QR Code e aplicativos, receber crédito em compras e até acumular milhas, mostrando a praticidade e proteção da carteira digital.

Aumento do prazo

Conhecendo o dia que a fatura do cartão de crédito fecha, é possível fazer compras em dias estratégicos e ter um prazo maior para o pagamento. Em média o melhor dia para compras acontece 8 dias antes do fechamento da fatura, o que adiciona 30 dias a mais para a quitação da parcela, uma vez que é direcionada para o mês seguinte. Uma dica é que esse gasto, assim como todos os outros, esteja de acordo com o planejamento financeiro, de modo a não comprometer o orçamento do próximo mês

Comunidade financeira

Com o cartão de crédito da fintech Bullla, é possível comprar medicamentos com até 80% de desconto, ter limite de crédito para emergências, pedir antecipação salarial e assinatura de serviços em plataformas digitais.

Mais informações em https://www.bullla.com.br/

Website: https://www.bullla.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *