São Paulo – SP 3/11/2021 – Sem burocracias na comparação de modelos de crédito para cada demanda, uma fintech facilita ao empreendedor negociar com vários financiadores ao mesmo tempo.

Baixa burocracia, agilidade no processo e condições de pagamento melhores são as principais motivações de 53% dos consumidores interessados na busca por crédito em bancos digitais, de acordo com uma pesquisa divulgada em julho deste ano pela Serasa e Opinion-Box. “O comportamento do consumidor final brasileiro mostrado neste estudo nos leva a refletir no que é possível às fintechs oferecer para pequenos e médios empreendedores que carecem do acesso às taxas justas de mercado para que consigam manter o funcionamento de seus negócios”, afirma Felipe Avelar, fundador e CEO da fintech Finplace.

A importância desta reflexão sugerida pelo CEO da Finplace é justificada em números. Afinal, somente no primeiro semestre deste ano, foram abertos 2,1 milhões de novos negócios, entre pequenas e micro empresas e microempreendedores individuais (MEIs). O número é 35% maior do que no mesmo período de 2020 e o mais elevado desde 2015, segundo o Sebrae. De acordo com o Governo Federal, as PMEs, como são usualmente chamadas, representam 30% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e são responsáveis por 55% dos empregos gerados.

O executivo avalia que, com o aumento do número de empresas e o fim da fase mais restrita do isolamento social imposto pela pandemia, o País encontra-se em um momento de crescimento gradativo de empreendedores aptos a tomar crédito. Mas pondera. “Antes de recorrer a uma linha de crédito adequada, é necessário avaliar as necessidades e planejar o negócio para que a receita seja maior que os gastos”, avisa.

Dados recentes do Sebrae e Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostram que 26% das PMEs conseguiram concessões de crédito (no ano passado, apenas 6% foram contemplados). “Apesar do aumento em um ano, o número de financiamentos aprovados ainda é pequeno e reflete a dificuldade em que se encontram empresários e a falha do sistema financeiro tradicional no aporte a estas empresas”, avalia Avelar.

“Acredito que um marketplace de crédito pode ser uma opção mais rápida e sem burocracias na comparação de modelos de financiamentos adequados a cada demanda, pois facilita o empreendedor negociar de forma online com vários financiadores ao mesmo tempo”, sugere CEO da Finplace, que, em dois de operações, já contribuiu em mais de R$ 700 milhões de créditos disponibilizados para mais de 1,8 mil micros, pequenas e médias empresas (MPMEs).

Iniciativas facilitadoras de crédito e experts no gerenciamento de recursos empresariais de uma fintech, por meio de intermediação com a cadeia de crédito, o chamado Supply Chain Finance, garantem que a grande oferta de mais de um player reduzam significativamente a linha de crédito, trazendo facilidades e segurança para ambas as partes. “Em termos técnicos, o rating passa para o pequeno empresário e ele consegue antecipar o recebível de forma fácil e dinâmica. O modelo, crescente no Brasil, garante unificar as necessidades do micro, pequeno e médio empresário, que precisa do capital de giro para sua empresa”, explica o CEO da Finplace. 

Website: https://www.finplace.com.br/

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