19/8/2021 – A.C.Camargo Cancer Center adere às novas tecnologias de radioterapia da Elekta, que reduzem em 80% número de sessões, com maior assertividade e rapidez

Durante a pandemia, pacientes com câncer, que já têm a imunidade comprometida, ficaram com maior receio de irem a clínicas e hospitais. Reduzindo o número de sessões, o tratamento é mais confortável e eles ficam menos expostos.

A partir deste ano, o A.C.Camargo Cancer Center, centro de referência mundial em oncologia, passa a contar com novas soluções em radioterapia fornecidas pela Elekta, empresa global de tecnologia especializada em tratamento do câncer. Os equipamentos da Elekta utilizam inteligência artificial, possibilitando o processo mais rápido, mais eficiente e mais seguro, reduzindo o número de sessões de radioterapia em até 80% e gerando também benefícios para a equipe médica, que tem acesso a um sistema exclusivo de planejamento e monitoramento do tratamento de cada paciente.

O pacote adquirido pelo A.C.Camargo conta com o acelerador linear Elekta Versa HD™, tecnologia de última geração para a irradiação de tumores, com uma precisão que permite que alguns tratamentos sejam realizados com uma dose mais alta de radiação, o chamado hipofracionamento, fazendo com que o número de sessões seja muito menor: de uma média de 30 aplicações para apenas cinco.

“Esta já era uma tendência mundial, que se intensificou durante a pandemia, pois os pacientes com câncer têm a imunidade comprometida e têm receio de ir a clínicas e hospitais. Reduzindo o número de sessões, o tratamento é mais confortável e eles ficam menos expostos”, explica Deborah Telesio, vice-presidente da Elekta para a América do Sul. O hipofracionamento, detalha a executiva, é indicado especialmente para cânceres de mama, pulmão, próstata e tumores intracranianos, anatomias em que a radioterapia tem mais aplicação.

Para o Dr. Cassio Pellizzon, head da Radioterapia do A.C.Camargo Cancer Center, a radioterapia hipofracionada tem demonstrado bons resultados em relação à toxicidade e ao controle local. “As evidências na literatura médica ainda são escassas, mas o fato de o paciente ir menos à Instituição já é um grande benefício, ainda mais em tempos de pandemia”.

Dentro do pacote de tecnologias para o A.C.Camargo, a Elekta oferece Monaco™, uma solução de tratamento de radioterapia personalizada que utiliza inteligência biológica e soluções padronizadas. Esta nova solução ajuda a equipe médica a compreender com precisão a biologia do paciente, enquanto fornece planejamento rápido e eficiente, otimizando a criação de planos e fluxos de trabalho de entrega de tratamento. Atinge um alto nível de precisão mesmo em interfaces de tecido com diferentes densidades e velocidades. É o caso de tumores intracranianos. Monaco™ permite radioterapia com preservação do cérebro, aplicando as doses mais baixas possíveis para limitar os efeitos colaterais que possam ocorrer, como problemas cognitivos.

Para o câncer de mama, poderá utilizar a tecnologia Active Breathing Coordinator™ (ABC), exclusiva da Elekta. O tratamento de tumores na mama esquerda costuma ser mais delicado, em função da proximidade do miocárdio. A tecnologia ABC torna a irradiação do tumor mais precisa, o que diminuiu a chance de problemas cardíacos a médio e longo prazo.

Para órgãos dinâmicos e que estão sempre em movimento, como o pulmão, Elekta está provendo a tecnologia Symmetry™, que captura imagens durante a fase de respiração e realiza cálculos sofisticados para fornecer dados em 4D. Esses dados ajudam a visualizar a posição do tumor em cada fase do ciclo respiratório para chegar a uma posição média do tumor para cada tratamento. Um dos benefícios é a capacidade do médico de tratar usando margens reduzidas ao redor do tumor, além de ajudar a alcançar uma distribuição de dose simétrica.

A Elekta também oferece à Instituição a aplicação SmartClinic do MOSAIQ®, que permite integrar o pré-check-in e todo o fluxo do paciente dentro da unidade por meio de tablet e celular, não necessitando mais o preenchimento de formulário físico.

Website: https://www.elekta.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *