São Paulo, SP 18/8/2021 – “Estudando e entendendo as práticas do marketing digital o assessor consegue potencializar seus resultados.”.

Personalidades e empresas precisam se comunicar com eficiência e clareza em tempos em que o público cobra posicionamentos de seus ídolos e marcas preferidas. O assessor de imprensa pode intermediar esse processo.

A assessoria de imprensa faz o trabalho de conectar personalidades públicas e instituições com o público. O trabalho inclui diversas nuances. A maneira como uma pessoa ou empresa se pronuncia publicamente pode fazer toda a diferença em tempos em que as pessoas esperam que as marcas se pronunciem oficialmente sobre diversos assuntos.

Notícia publicada no portal UOL, em junho deste ano, dá conta de prejuízos a uma grande empresa de bebidas após Cristiano Ronaldo, astro do futebol, retirar uma garrafa de refrigerante de sua entrevista coletiva após um jogo da Eurocopa, um dos campeonatos de futebol mais importantes do mundo.

Independentemente de julgamentos sobre a questão de quanto refrigerantes influenciam na saúde de pessoas, o trabalho do assessor de imprensa é apresentar um posicionamento razoável da marca sobre questões que lhe dizem respeito. A empresa em questão lidou com humor com a resposta ao craque. O trabalho do assessor de imprensa passa por lidar com inteligência em relação às questões relativas à marca ou pessoa representada.

Falando sobre o jogador português, atleta da Juventus da Itália, pode-se dizer que a imagem do jogador é bem trabalhada, e isso passa pelas suas próprias atitudes. Notícia do portal especializado em futebol Goal informa que o atleta foi um dos que mais fizeram doações no período de pandemia. É importante notar que as atitudes do jogador são apresentadas sem que ele precise se manifestar nas redes sociais ou mesmo na imprensa tradicional.

Assessoria e jornalismo em prol da boa comunicação

Pesquisa realizada pelo portal Comunique-se aborda com profundidade a relação de jornalistas com assessores de imprensa. É importante ressaltar que os profissionais, em geral, têm formações parecidas. Alguns dos insights obtidos pelo Comunique-se informam que jornalistas analisam com atenção o que é mais importante ao publicar um release, o horário em que a informação chega também é importante na visão dos jornalistas. Mais informações sobre a pesquisa podem ser encontradas no portal Comunique-se.

O profissional de marketing do DINO, agência de notícias de São Paulo, Renan Costa, comenta sobre o trabalho da assessoria: “O perfil do cliente da assessoria tem objetivos claros em mente, entre eles estar presente na mídia, alcançar visibilidade e construir autoridade. Para atingi-los, uma soma de serviços é prestada, dentre eles: envio de releases, planejamento estratégico, fortalecimento da marca, follow-up, media training, clipping, atendimento à imprensa e gerenciamento de crises. Todos esses esforços resultam na construção e consolidação de uma marca”.

Neste sentido, o profissional ressalta a importância do trabalho do profissional de assessoria de imprensa nas redes sociais, incluindo ferramentas como o SEO: “estudando e entendendo as práticas do marketing digital o assessor consegue potencializar seus resultados. Casar as práticas de SEO durante o desenvolvimento de uma matéria, por exemplo, fará com que ela se desempenhe melhor nos buscadores”, afirma Renan.

Mais informações sobre comunicação corporativa podem ser encontradas no blog do DINO.

Website: https://www.dino.com.br/blog/

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