São Paulo – SP 18/10/2021 – A limpeza a seco de tubulações de linhas de produção é uma das tecnologias sustentáveis capazes de trazer benefícios para o segmento industrial.

Agenda 2030 da ONU estabelece que os países devem, até 2030, modernizar a infraestrutura e reabilitar as indústrias para torná-las sustentáveis, com eficiência aumentada no uso de recursos e maior adoção de tecnologias e processos industriais limpos e ambientalmente adequados.

Com o desafio de operar de forma cada vez mais sustentável, as indústrias estão sempre em busca de tecnologias que ajudem a aumentar a eficiência dos processos produtivos, a combater o desperdício de tempo e de material, e a reduzir o impacto ambiental.

Estas medidas são importantes pois, segundo dados do Relatório Mundial das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento de Recursos Hídricos de 2015, a demanda global por água na indústria deve totalizar um crescimento de 400% entre 2000 e 2050.

Para tentar reverter parte do problema, foi criada a Agenda 2030 da ONU, que estabelece que os países devem, até 2030, modernizar a infraestrutura e reabilitar as indústrias para torná-las sustentáveis, com eficiência aumentada no uso de recursos e maior adoção de tecnologias e processos industriais limpos e ambientalmente adequados.

Segundo a Ultra Clean Brasil, empresa especializada em soluções para a limpeza de tubulações industriais, um dos métodos que podem ajudar as indústrias a trabalhar de modo mais sustentável é a limpeza a seco.

“Com o método a seco na limpeza de tubulações de envase, as indústrias conseguem reduzir em até 50% o consumo de água e de produtos químicos nesse processo. Isso por que o método a seco faz uma limpeza mecânica das tubulações, e a água e os produtos químicos só entram na etapa final, para arrematar o processo, ou seja, em quantidade muito menor”, explica Bruno Ract, diretor de marketing da Ultra Clean Brasil.

A tecnologia disponibilizada pela Ultra Clean para a limpeza a seco de tubulações é o UC System. Desenvolvido nos Estados Unidos e há 25 anos no Brasil, o método é utilizado para descontaminar mangueiras, tubulações e tubos utilizados nas linhas de produção industriais que transportam e envasam tanto produtos líquidos quanto os semissólidos.

“O sistema dispara em alta velocidade projéteis de espuma especial (patenteada) no interior de tubos, tubulações e mangueiras”, explica Ract. “Além de reduzir o consumo de água e de combater as contaminações, a alta pressão exercida pelos projéteis permite recuperar os produtos prontos que passam pela tubulação, sem desperdício.”

De acordo com o gerente de marketing da Ultra Clean Brasil, o método também proporciona economia de tempo de setup (período de ajustes entre a produção de um item para outro), redução do volume de líquidos liberados para o tratamento de efluentes, e insalubridade zero para os operadores encarregados da limpeza das tubulações.

Ao adotar tecnologias sustentáveis, as indústrias ficam cada vez mais próximas das metas estabelecidas pela Agenda 2030 da ONU.

Website: https://ultracleanbrasil.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *