São Paulo – SP 1/12/2021 – O consumo de alimentos ricos em vitamina C aumentam a produção de colágeno no organismo, mas suplementos alimentares também são opções seguras

Estudo realizado pela ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal) apontou que a busca por produtos para cuidados com a pele cresceu em média 21,9% em 2020; suplementos alimentares como colágeno hidrolisado e ácido hialurônico são opções no mercado

O maior cuidado com a saúde e o bem-estar será, possivelmente, um legado que ficará para a sociedade após os longos meses de pandemia de Covid-19. Uma preocupação mais intensa com a higiene, com o aumento da imunidade e com os hábitos mais saudáveis, a depender da absorção destes aprendizados pela população, podem permanecer em voga neste futuro pós-pandêmico que se aproxima. 

O autocuidado, classificado como um conjunto de atitudes e hábitos que podem fazer bem ao corpo, à mente e à sociedade, é tratado como um direito ao cidadão pela OMS (Organização Mundial da Saúde), sendo ao longo da atual pandemia, uma preocupação cada vez maior por parte dos brasileiros. 

Segundo pesquisa realizada pelo Núcleo de Inteligência de Mercado do Grupo Abril e pela Abimip (Associação Brasileira de Medicamentos Isentos de Prescrição), quase 70% dos entrevistados se mostraram dispostos a alterar seus hábitos em busca do melhor bem-estar e de uma vida mais saudável.

Nesse contexto, também foi verificado um cuidado maior com a saúde da pele, tendo sido registrado, por exemplo, o crescimento da procura por produtos de “skincare”: de acordo com um estudo realizado pela ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal) e divulgado em março deste ano, a busca por produtos para cuidados com a pele cresceu em média 21,9% em 2020. 

Vitaminas, proteínas e ácidos para o cuidado da pele

Além da utilização de produtos de uso tópico, a ingestão de suplementos vitamínicos também pode ser utilizada neste contexto, ainda que especialistas ressaltem que o consumo ideal desses nutrientes deva ser feito por meio de alimentos in natura. Segundo um estudo feito pela publicação estadunidense ThankYourSkin com base em uma série de pesquisas acadêmicas, existem ao menos 11 vitaminas que são recomendadas para o melhor cuidado com a pele. São elas: A (atua na renovação celular), B2 (hidratante), B3 (hidratante e rejuvenescedora), B5 (hidratante e anti-inflamatória), B6 (cicatrizante e anti-inflamatória), B7 (hidratante e regeneradora celular), C (antioxidante), D (atua na renovação celular), E (antioxidante), F (cicatrizante e ajuda a manter a elasticidade) e K (mantém a elasticidade).

Para Nino Gomes, sócio-diretor da Hüman Doctors, empresa que comercializa suplementos vitamínicos, além destas vitaminas, há uma proteína que é a “queridinha” dos produtos de skincare, que pode ser encontrada principalmente em carnes vermelhas, frango, peixes e na gelatina convencional: o colágeno. “O consumo de alimentos ricos em vitamina C, zinco, selênio e silício melhoram a absorção e aumentam a produção de colágeno no organismo, mas a ingestão por meio suplementos alimentares também é uma opção segura, sem contraindicações”, afirma.

Feito principalmente a partir de ossos e de cartilagem bovina, o colágeno hidrolisado tem seu consumo considerado seguro pelo ‘Food and Drug Administration’ (órgão regulador estadunidense) e sua eficácia comprovada no aumento da elasticidade e da hidratação da epiderme humana.

Estudos clínicos expostos em reportagem do UOL de agosto deste ano, indicaram que pessoas que tomam peptídeos de colágeno por 8 a 12 semanas tiveram aumento da elasticidade da pele em 7%, maior hidratação da pele em 28%, crescimento da densidade de colágeno da pele em 8,8%, redução do volume das rugas da região em torno dos olhos em 20,1% e diminuição as ondulações da celulite em 11%.

Outro ativo que pode trazer benefícios para a pele indicado por Gomes é o ácido hialurônico, biopolímero (glicosaminoglicano) naturalmente produzido pelo corpo, responsável pelo preenchimento, pela lubrificação e pela estruturação de tecidos como a pele e articulações. 

“A substância é responsável por preencher os espaços entre as células e é bastante utilizada para redução de rugas e linhas de expressão, sendo uma molécula capaz, também, de reter alta quantidade de água, mantendo a pele hidratada, firme e lisa”, afirma o empresário.

Para saber mais, basta acessar: https://humandoctors.com.br/

Website: https://humandoctors.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *