São Paulo 18/8/2021 – O congresso vai debater alternativas para as águas subterrâneas, o maior reservatório de água doce do planeta

Realizado em ambiente virtual, o Congresso Mundial de Águas Subterrâneas terá grandes especialistas técnicos e pesquisadores discutindo alternativas para o uso sustentável das águas subterrâneas no mundo, considerada o maior reservatório de água doce do planeta.

Inicialmente marcado para acontecer de forma presencial em 2020, o Congresso Mundial de Águas Subterrâneas será realizado no mesmo período em 2021 (22 a 26 de agosto) em formato on-line, para garantir o respeito às normas sanitárias e a proteção dos participantes e congressistas.

Sob o tema central – Águas Subterrâneas 4.0: conectada, visível e ética, o congresso virtual ganhou ainda mais força e visibilidade. Recebeu mais de 500 trabalhos e inscrições de todo o planeta sobre assuntos urgentes ligados às águas subterrâneas.

O evento vai reunir de 22 a 26 de agosto geólogos, engenheiros, biólogos, químicos, entre pesquisadores, professores, técnicos e empresários ligados ao universo da água, num esforço coletivo para propor alternativas e debater com profundidade alternativas para os recursos hídricos em todo o planeta, com destaque para as águas subterrâneas, que corresponde o maior reservatório de água doce da humanidade.

Entre os palestrantes e debatedores estão o Dr. John Cherry, da The Groundwater Project e Vencedor do Prêmio Água de Estocolmo em 2020, Emílio Custódio da Universidade da Catalunha, Alice Aureli, da Divisão de Águas da Unesco, Reginaldo Bertolo, vice-diretor do Cepas USP, Monica Porto, diretora de Sistemas Regionais da Sabesp, José Paulo Netto, Presidente da ABAS, Mássimo Marchesi, professor da Universidade de Milão, Manuel Abrunhosa, professor da Universidade de Coimbra, Sebnem Arslan professora da Universidade de Ankara, Skin- Ichi Onodera , professor da Universidade de Iroshima além de dezenas de outros nomes de igual importância no Brasil e exterior.

https://iah2021brazil.org/palestrantes

Sob o “guarda chuva” do Congresso Mundial de Águas Subterrâneas estarão acontecendo ao mesmo tempo o 47th IAH Brazil Congress, da Associação Internacional de Hidrogeólogos (IAH), o XV Congresso Latino-Americano de Hidrogeologia da Associação Latino-Americana de Hidrogeologia (ALHSUD) e o XXI Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas .

Na primeira etapa realizada em setembro de 2020 em formato on-line e gratuito, o congresso reuniu mais de 12 mil participantes de diversos países, número muito superior aos 2.500 participantes esperados no evento físico que ocorreria na mesma data. Agora, com a realização virtual marcada para o período de 22 a 27 de agosto de 2021, a expectativa é de um público ainda mais expressivo.

Programação

A programação terá 16 temas divididos em minicursos, conferências, mesas redondas e apresentação de trabalhos técnicos, entre sessões técnicas e painéis, desenvolvidos a partir do tema central, conforme a seguir:

1. Papel das águas subterrâneas no alívio da pobreza, segurança alimentar e desenvolvimento socioeconômico
2. Sustentabilidade das águas subterrâneas: gestão, política e governança.
3. Água subterrânea, energia e mudanças climáticas
4. Fluxo de águas subterrâneas, ciclo da água e ecossistemas
5. Aquíferos cársticos e fraturados
6. Poluição, remediação e gerenciamento de águas subterrâneas
7. Geoquímica e isótopos nas águas subterrâneas
8. Hidrogeologia aplicada a questões de engenharia, geotecnia e mineração
9. Avanços nas tecnologias de abastecimento de água e desenvolvimento de recursos de águas subterrâneas
10. Ferramentas e tecnologias emergentes para investigação, monitoramento e modelagem numérica de águas subterrâneas
11. Educação e conscientização das águas subterrâneas
12. Gênero e Águas Subterrâneas
13. Monitoramento e Modelagem Numérica
14. Aquíferos Fraturados
15. Recarga Gerenciada do Aquífero
16. Água Subterrânea e Saneamento

A programação completa e informações gerais podem ser obtidas em
https://iah2021brazil.org/
As inscrições podem ser feitas aqui: https://iah2021brazil.org/inscricoes
O APP já está disponível, faça o download buscando por IAH 2021.
Congresso Mundial de Águas Subterrâneas
22 a 26 de agosto de 2021. Formato digital – https://iah2021brazil.org
Entidades organizadoras: ABAS – https://www.abas.org/
IAH – https://iah.org/
AHLSUD http://www.alhsud.com/
App do Congresso: download disponível em IAH 2021

Informações para a imprensa: Cristina Bighetti – WhatsApp- + 351 927.253506 – Portugal
Cristina@timepress.com.br ou bighetticristina@gmail.com

Website: http://www.abas.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *