PARIS 23/7/2021 –

No contexto do Masterplan10x e das Ambições Estratégicas lançadas por NHOA (Paris:NHOA) nesta data, e da aprovação do Conselho de Administração da Free2Move eSolutions, Carlalberto Guglielminotti, CEO da NHOA e presidente executivo da Free2Move eSolutions, anuncia o projeto para desenvolver a primeira rede de carregamento rápido de veículos elétricos 100% veículo-a-rede integrada (VGI), habilitado por energias renováveis e armazenamento de energia (o “Projeto Atlante”). O Projeto Atlante também é oportuno no contexto da adoção pela Comissão Europeia, em 14 de julho de 2021, do pacote Fit for 55 cujos objetivos são, entre outros, ter carros 100% com emissão zero registrados a partir de 2035 e instalar pontos de recarga e abastecimento em intervalos regulares nas principais rodovias: a cada 60 quilômetros para recarga elétrica e a cada 150 quilômetros para reabastecimento de hidrogênio.

O Projeto Atlante será inicialmente desenvolvido no Sul da Europa e, conforme anunciado durante o Stellantis EV Day 2021 realizado no dia 8 de julho de 2021, será uma rede aberta e atenderá às demandas dos diversos clientes da Stellantis, sendo a rede de carregamento rápido preferida da Stellantis e de seus clientes (a “Atlante Network”).

A NHOA irá desenvolver e investir no Atlante Network como proprietária e operadora, com recursos próprios e demais formas de financiamento inclusive entre outras, o apoio da TCC como principal investidor fundador, e a Free2Move eSolutions atuará como fornecedor de tecnologia pronta para uso.

O Projeto Atlante é a base de nossas ambições estratégicas e um testemunho do novo modelo de negócios transformacional da NHOA: de um player de tecnologia pura a um desenvolvedor de infraestrutura, proprietário e operador que aproveita totalmente um portfólio de produtos completo e tecnologia verticalmente integrada em Storage e eMobility,” disse Carlalberto Guglielminotti, CEO da NHOA e presidente executivo da Free2Move eSolutions.

Roberto di Stefano, CEO da Free2Move eSolutions, comentou: “Atlante está abrindo uma nova era onde a transição de energia e a Mobilidade de Emissão Zero se tornarão a normalidade em nossa vida, permitindo um planeta melhor para as gerações futuras.

O potencial de mercado, perímetro e ambições do Projeto Atlante foram definidos pela NHOA e Free2Move eSolutions tendo em conta as análises de mercado preparadas pela McKinsey & Co.

Perspectiva do mercado e roteiro de 2 etapas para 2030

O mercado público de carga rápida do sul da Europa, nomeadamente Itália, França, Espanha e Portugal (os “Países centrais”), ainda está nascendo com rápido crescimento, esperado para 2030. Cerca de 90% da rede de carregamento rápido em movimento do Sul da Europa de 2030 ainda está para ser construída e desenvolvida e isso constitui uma grande oportunidade de negócio potencial.

Em particular, de acordo com a análise realizada pela NHOA e Free2Move eSolutions com suporte da McKinsey & Co: (i) a penetração do veículo elétrico a bateria (BEV) e do veículo elétrico híbrido plug-in nos países centrais deve crescer 26 vezes, para 13 milhões de BEVs em 2030, atingindo 3 milhões em 2025, e (ii) espera-se que a demanda “on-the-go” de carregamento rápido cresça 46 vezes para 9 TWh até 2030 e até 1,9 TWh até 2025. Operadores de sistema de carregamento e operadores de pontos de carregamento ocuparão o centro do palco neste mercado, e o papel de proprietário e operador representaria a oportunidade mais atraente de longo prazo no mercado público de carregamento rápido.

Dado o tamanho deste mercado potencial, o Projeto Atlante tem a ambição de se desenvolver, nos próximos 10 anos, em linha com o que anuncia Stellantis no EV Day 2021 realizado no dia 8 de julho de 2021:

  • até 2025: estações de carregamento em mais de 1.500 locais, com 5.000 VGI Fastchargers integrados com armazenamento e energia solar nos principais países (“Fase 1”); e
  • até 2030: estações de carregamento em cerca de 9.000 locais, com mais de 35.000 VGI Fastchargers integrados com armazenamento e energia solar nos principais países (“Fase 2”).

Perímetro e ambição

A Atlante Network seguirá rigorosos recursos técnicos exclusivos:

  • Tecnologia de carregamento rápido de até 200 kW de potência, adaptada para as necessidades de carregamento do cliente “em movimento” de no máximo 15-30 min, com uma configuração de estação centralizada exclusiva para facilitar o aumento progressivo e econômico de unidades de carregamento ao longo do tempo. As estações de carregamento serão equipadas com coberturas para carregamento e estacionamento conveniente.
  • Estações de carregamento totalmente integradas em icônicas microrredes locais, com soluções de armazenamento e fontes de energia renováveis para otimizar os custos de carregamento e os serviços de integração do veículoàrede, que dependendo da configuração dos locais incluirão: (i) baterias com mais de 100 kWh de capacidade para facilitar os serviços VGI, (ii) baterias de segunda vida para garantir uma configuração econômica; (ii) fonte adicional de energia renovável por meio de painéis solares integrados nas copas;
  • Todos conectados juntos, operando como um único agregado de energia distribuída e recursos de capacidade, controlados e geridos centralmente, fornecendo serviços de rede aos operadores europeus de transporte e distribuição (“Central Elétrica Virtual”). Assim, a Atlante Network poderia, no devido tempo, se tornar a maior Central de Energia Virtual já construída a partir de hoje, alimentando VGI avançado e serviços por trás do medidor para melhorar o caso de negócios de carregamento rápido, incluindo: (i) serviços VGI básicos com tarifação fora do horário de pico ou redução de pico para reduzir os custos de eletricidade; (ii) serviços avançados de VGI com comercialização de energia na frente do medidor e balanceamento de rede por meio de redes de microrrede em escala; (iii) autoconsumo de energia solar fotovoltaica apoiando o abastecimento de eletricidade a baixo custo.

Os principais objetivos do Projeto Atlante será alcançar níveis de liderança de mercado com:

  • a obtenção de uma quota de mercado considerável de cerca de 15% de quota de mercado em carregamento rápido público “em movimento”, em tamanho e clientes, nos Países Principais, a fim de garantir um posicionamento sustentável de longo prazo. Na verdade, a relevância e a escala do mercado atraem clientes e reforçam a utilização da rede, enquanto uma grande rede com um fluxo constante de locais e instalações reduz os custos operacionais e de capital.
  • uma excelente experiência de cobrança ao cliente por meio da oferta de cobrança personalizada com velocidades de cobrança relevantes, oferta de preços (por exemplo, com programas de fidelidade) e infraestrutura de estação; e
  • locais de recarga estratégicos em todos os Países Principais com pelo menos uma estação por 100 km de rodovia e locais estratégicos não rodoviários para fornecer cobertura às necessidades diárias do cliente em trânsito.

Estratégia go-to-market da ATLANTE

A Atlante Network será desenvolvida em locais estratégicos nos países centrais, através da criação de estações de carregamento de acordo com três critérios estratégicos:

  • Carregamento rodoviário: diretamente ao lado ou perto de entradas/saídas de rodovias a cada 100-150 km, com velocidades de carregamento ultrarrápidas, específicas para cobrança de viagens de longa distância;
  • Carregamento fora da estrada: em áreas urbanas, em pontos de acesso de tráfego ou em varejistas específicos para carregar unidades mais curtas, com velocidade de carregamento rápida a ultrarrápida, dependendo das necessidades do cliente local;
  • Carregamento híbrido: em outros locais selecionados ou sites premium em áreas urbanas densamente povoadas, ou seja, entre “carregamento em movimento” e “carregamento no destino”.

O Projeto Atlante está estruturado em duas fases, sendo que todos os investimentos, previstos no período entre 100 e 140 mil euros por VGI Fastcharger integrado com armazenamento e solar, serão efetuados através de um veículo dedicado denominado “AtlanteCo”. O AtlanteCo será inicialmente detido 100% pela NHOA e financiado com seus próprios recursos e outras formas de financiamento, incluindo, entre outros, o apoio da TCC como principal investidor fundador.

FASE 1 – 2022 a 2025

A FASE 1 da Atlante Network começaria na Itália e França em 2022, expandindo para Espanha e Portugal a partir de 2023, e teria como foco:

  • proteger tantos locais estratégicos quanto possível com configuração mínima para aumentar a baixo custo, garantindo o posicionamento de mercado para o aumento de escala até o final de 2030; e
  • otimizar a configuração da tecnologia para aumentar rapidamente por meio de uma abordagem de estação centralizada, com carregadores de até 200kW com serviços VGI.

FASE 2 – 2026 a 2030

A Fase 2 da Atlante Network estará focada em ganhar rapidamente participação de mercado por meio da ampliação de estações e da proteção de novos locais. Em particular:

  • uma configuração modular permitirá um aumento de custo-benefícioàmedida que mais carregadores de 200kW serão conectadosàestação centralizada conforme as velocidades de carregamento BEV aumentam; e
  • o uso de escala crescente em VGI permitirá mover para serviços de rede mais avançados (por exemplo, balanceamento de rede) para otimizar o caso de uso de cobrança,

visando uma participação de mercado de 15% nos países centrais, essa massa crítica deve apoiar a meta de TIR desalavancada de dois dígitos.

As principais competências industriais e parceiros do Projeto Atlante

A fim de atingir as metas de mercado e metas financeiras descritas acima, o Projeto Atlante terá que alavancar:

  • tecnologias específicas, know-how e capacidades industriais:

    • um conjunto completo de produtos, serviços e tecnologias de mobilidade eletrônica, incluindo tecnologia VGI e recursos de provedor de serviços de mobilidade eletrificada, que serão fornecidos pela Free2Move eSolutions; e
    • microrredes, armazenamento de energia e tecnologia de interconexão de rede, incluindo integração do sistema elétrico, engenharia, aquisição, construção e recursos de desenvolvimento de projeto, que serão fornecidos pela NHOA.

Na qualidade de fornecedor de tecnologia turn-key preferencial, a Free2Move eSolutions atuará, a este respeito, como contratante geral principal para a AtlanteCo, aproveitando as competências de todos os parceiros do projeto e, acima de tudo, nas capacidades de integração, engenharia, aquisição, construção e desenvolvimento de projetos do sistema da NHOA.

  • uma ampla cobertura de rede e acesso rápido a locais de carregamento estratégicos, que serão identificados com o apoio da Stellantis, também envolvendo sua rede de concessionárias e outros parceiros, especialmente nos primeiros 18 meses,àluz da complexidade e do tempo para contabilizar o planejamento dos locais e a capacidade de chegar a um acordo sobre os termos de uso; e
  • uma ampla base de clientes, com a capacidade da Stellantis de oferecer programas de fidelidade para clientes Stellantis e garantindo um alto nível de taxa de utilização no mercado para o Atlante Network.
  • recursos financeiros significativos que a NHOA tem a intenção de obter, começando com o financiamento de 50 milhões de dólares que já garantiu e mais 130 milhões de euros de um potencial aumento de capital conforme descrito no Masterplan10x e as Ambições Estratégicas divulgadas nesta data.

Execução do Projeto Atlante

Conforme descrito no Masterplan10x e nas Ambições Estratégicas lançados pela NHOA nesta data, o Projeto Atlante fará parte das Atualizações Operacionais e de Negociação divulgadas trimestralmente pela NHOA. Os indicadores de desempenho trimestrais para o Projeto Atlante devem ser (i) taxa de utilização da Atlante Network, (ii) número de sites, carregadores rápidos e microrredes online, (iii) atualização do pipeline do site e (iv) taxa de conversão.

NHOA

A NHOA desenvolve tecnologias que permitem a transição global para energia limpa e mobilidade sustentável, moldando o futuro de uma próxima geração vivendo em harmonia com nosso planeta.

Listada no mercado regulamentado da Euronext Paris (NHOA:PA), a NHOA faz parte dos índices financeiros CAC® Mid & Small e CAC® All-Tradable. Sua sede está em Paris, com pesquisa, desenvolvimento e produção localizada na Itália.

Para mais informações, acesse www.nhoa.energy.

Free2Move & Free2Move e-Solutions

A Free2Move é uma marca de mobilidade global que oferece um ecossistema completo e único para seus clientes particulares e profissionais em todo o mundo. Contando com dados e tecnologia, a Free2Move coloca a experiência do cliente no centro do negócio para reinventar a mobilidade e facilitar a transição para a e-mobilidade.

A Free2Move eSolutions é uma joint venture entre Stellantis e Engie EPS, com o objetivo de se tornar líder em design, desenvolvimento, fabricação e distribuição de produtos de mobilidade elétrica. Com espírito de inovação e pioneira, a empresa irá orientar a transição para novas formas de mobilidade elétrica, de forma a contribuir para o esgotamento das emissões de CO2.

Visite-nos em nossos sites: www.free2move.com/, www.esolutions.free2move.com/

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O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Assessoria de Imprensa da NHOA: Simona Raffaelli, Image Building, +39 02 89011300, nhoa@imagebuilding.it

Relações Institucionais e com Investidores da NHOA: Cristina Cremonesi, +39 345 570 8686, ir@nhoa.energy

Assessoria de Imprensa Free2Move: Marco Belletti, +39 334 6004837, marco.belletti@f2m-esolutions.com

Fonte: BUSINESS WIRE

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