Salvador, BA 13/8/2021 –

Depois de sair finalista do 4º Festival de Teatro do Interior da Bahia, montagem de Lauro de Freitas leva o troféu

O espetáculo “Construção”, assinado pelo grupo Revolução Teatral, de Lauro de Freitas, é o vencedor da categoria Espetáculo do Interior do Prêmio Braskem de Teatro. A premiação é a culminância do 4º Festival de Teatro do Interior da Bahia, que tem patrocínio da Braskem e Governo da Bahia, por meio do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria da Cultura.

A edição atual do Festival de Teatro do Interior da Bahia iniciou suas atividades em janeiro de 2020, quando selecionou 12 das mais de 60 montagens inscritas e iniciou sua Mostra Competitiva. Com a pandemia, a etapa de apresentações foi concluída no formato online entre maio e julho de 2021, tendo a comissão julgadora selecionado, então, os cinco espetáculos finalistas que, automaticamente, passaram a concorrer na categoria Espetáculo do Interior do Prêmio Braskem de Teatro.

Vencedora, a montagem “Construção” é livremente inspirada no dia a dia dos operários da construção civil. Conflitos, peripécias e contradições são colocados em cena por meio da linguagem do teatro-circo. O espetáculo traz uma estética aproximada aos tons de cinza presentes no processo das grandes obras brasileiras.

A obra é resultado do processo de pesquisa do grupo baiano Revolução Teatral, que visa aprimorar a técnica de palhaçaria num mergulho aos tempos do cinema mudo e toda sua graça e poesia. Dessa maneira, busca revelar ao público todo o colorido existente neste universo cinza e duro do cotidiano das construções.

Nesta edição, o Festival de Teatro do Interior da Bahia também realizou oficinas gratuitas de dramaturgia e produção cultural, que aconteceram em encontros online no mês de maio de 2021.

Com uma visão de futuro global, orientada para as pessoas e para a sustentabilidade, a Braskem está engajada em contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Os 8 mil Integrantes da petroquímica dedicam-se diariamente para melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico. A Braskem possui DNA inovador e um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha e receita líquida de R$ 52,3 bilhões (US$ 13,2 bilhões), a companhia exporta seus produtos para Clientes em mais de 100 países. 

Parceria entre a SecultBA e a Secretaria da Fazenda (Sefaz), o mecanismo integra o Sistema Estadual de Fomento à Cultura, composto também pelo Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). O objetivo é promover ações de patrocínio cultural por meio de renúncia fiscal, contribuindo para estimular o desenvolvimento cultural da Bahia, ao tempo em que possibilita às empresas patrocinadoras associar sua imagem diretamente às ações culturais que considerem mais adequadas, levando em consideração que esse tipo de patrocínio conta atualmente com um expressivo apoio da opinião pública. 

Website: https://teatrodabahia.com.br/festival/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *