Balneário Camboriú – SC 25/8/2021 – Recuperação da faixa de areia da Praia Central irá renovar o principal cartão-postal da cidade

Começa em Balneário Camboriú uma das maiores obras de alargamento de faixa de areia da América Latina

Começou neste domingo (22), em Balneário Camboriú, no litoral catarinense, a obra de recuperação da faixa de areia da Praia Central da cidade, que passará dos atuais 25 metros, em média, para 70 metros. A areia nova começou a chegar à praia vinda da draga Galileo Galilei, um moderno e gigantesco navio com capacidade operado por uma tripulação especializada de 28 homens a bordo.

 “Esta é uma obra desejada há décadas em Balneário Camboriú e vem num momento de reestruturação da cidade, o momento em que a cidade se prepara para a retomada mais forte da economia. É uma obra de proteção ambiental que vai permitir, além da proteção da orla contra o avanço das marés, a criação de espaços privilegiados para os moradores e os visitantes. Espaços ao ar livre para esporte, lazer, uma nova ciclovia, paisagismo diferenciado, enfim, equipamentos que, no projeto de reurbanização que está sendo feito, vão transformar e renovar a Praia Central, o principal cartão-postal de Balneário Camboriú”, pontua o prefeito Fabrício Oliveira.

 A draga Galileo Galilei tem capacidade de 18 mil metros cúbicos de areia em sua cisterna, mas nesta obra de Balneário Camboriú, cada viagem trará de 10 a 12 mil metros cúbicos. A redução no volume de areia por viagem se faz necessária pela pouca profundidade da enseada. Pelos cálculos dos engenheiros serão quatro descargas da draga por dia.

 Na praia, homens e máquinas farão o trabalho de espalhar a areia nova, que, no primeiro momento será escura, mas, à medida que vai secando terá tonalidade natural.

 O preenchimento começa defronte à Rua 3700 e será feito em direção à Barra Sul, em trechos que serão interditados ao acesso público.

Quando completar este lado, toda tubulação utilizada na praia será removida e começará o preenchimento em direção ao Centro até a altura da Rua 2200.

 Quando o preenchimento chegar à altura da Rua 2200, a tubulação que traz a areia da draga até a praia será flutuada e removida a ponta que fica em terra até o trecho de praia diante da Rua 2200, começando em seguida a dragagem daquele ponto em direção ao Pontal Norte, até completar o preenchimento de toda a praia.

Essa remoção da ponta da tubulação principal da 3700 até a 2200 é necessária para que o material que vem impulsionado da draga chegue mais rápida e facilmente até o Pontal Norte.

 A previsão para término desta obra de preenchimento é final de outubro, começo de novembro deste ano.

Fotos complementares e vídeos de toda operação encontram-se neste link:

 

https://drive.google.com/drive/u/1/folders/1k1tTG3olFw7fHqEaVsx5s7zRA2OvyFO1

 

 

Informações Adicionais:

Gabinete do Prefeito

(47) 3267-7019

Diretoria de Comunicação

Jornalista: Ivan Rupp

Fotos: Divulgação

(47) 3267-7022

www.bc.sc.gov.br 

www.facebook.com/prefeituradebc 

www.instagram.com/prefeituradebc 

www.twitter.com/prefeituradebc 

www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu

Website: http://www.bc.sc.gov.br 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *