Campinas, SP 28/10/2021 – “Temos a consciência de que a conquista do direito é uma luta sem tréguas, rumo a uma sociedade sem discriminação racial”, afirmou Vandecleya Moro

Marcha Zumbi dos Palmares, exposição e diversos outros eventos comemorarão a data no decorrer do mês

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, dá início quarta-feira, no dia 3 de novembro, com solenidade, às 15h no Salão Vermelho, a uma série de eventos em homenagem ao Mês da Consciência Negra. 

Além da conhecida Marcha Zumbi dos Palmares, agendada para o dia 20 de novembro às 10h saindo da Estação Cultura, há, entre outras atividades: exposição em homenagem aos 100 anos do fotógrafo campineiro Aristides Pedro – o V8, solenidade para marcar os 20 anos de criação da Coordenadoria Setorial de Promoção da Igualdade Racial (Cepir) e do Conselho de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra. Durante novembro, a Prefeitura manterá uma campanha de conscientização sobre o tema com o slogan: “Troque o ‘não sou racista’ por sou antirracista“.

Outros assuntos e temas relevantes para a promoção da igualdade racial, assim como a programação completa do Mês da Consciência Negra poderão ser acessadas através do hotsite.

“Novembro é o mês para refletir e para se inspirar nas lutas que buscam a superação do racismo e promovem a justiça pela igualdade racial. Sabemos, igualmente, que o ano tem doze meses e, por isso, essa história se prolonga em busca de atitudes que combatam o racismo. Temos a consciência de que a conquista do direito é uma luta sem tréguas, rumo a uma sociedade sem discriminação racial”, afirmou Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas.

O evento inaugural em 3 de novembro será no Salão Vermelho e contará com três explanações: da professora historiadora Lúcia Helena Oliveira Silva, da Unesp, que falará sobre o projeto de Mapeamento dos Lugares de Memória Negra de Campinas, do professor André Paulilo, diretor do Centro de Memória da Unicamp, que falará sobre a importância do fotógrafo V8, e a professora Jacqueline Damazio, do Centro de Referência em Direitos Humanos na Prevenção e Combate ao Racismo e à Discriminação Religiosa, que falará sobre 10 Práticas Antirracistas.

V8

Nascido em 23 de outubro de 1921, o famoso fotógrafo campineiro Aristides Pedro da Silva, o V8, marcou a história da cidade com seus registros. No ano de seu centenário, a Prefeitura de Campinas, em parceria com o Centro de Memória da Unicamp, o homenageia com uma exposição no saguão do Paço Municipal de 16 pranchas com fotografias de autoria dele de pessoas que o fotografaram, além de sua biografia. Esse fotógrafo negro retratou Campinas no século passado e poderá ser visto durante esse mês de novembro. 

Toda a programação ressalta personalidades e marcadores históricos de grande importância para a valorização da contribuição do negro na construção do país.

Website: https://www.campinas.sp.gov.br/governo/assistencia-social-seguranca-alimentar/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *