Belo Horizonte/BH 5/11/2021 – “Os fãs já demonstram inquietação com essa estreia e nós esperamos que o público brasileiro goste”, diz a autora Jéssica Macedo.

Sucesso de vendas na Amazon Kindle, história do livro gera a primeira adaptação cinematográfica do Grupo Editorial Portal, em parceria com a Big Boss Produções. Estreia de exibição será neste domingo, 7 de novembro, em Belo Horizonte (MG), com participação da autora, direção e elenco no local. Após 13 de novembro, o filme poderá ser assistido pelo Cinebrac

A história de um amor intenso sai das páginas do livro e vai para as telonas. “Eternamente Minha”, da autora brasileira Jéssica Macedo, é um romance entre os protagonistas Vitor e Cintia, que, a princípio, enfrentam uma série de intolerâncias na convivência na faculdade de Direito. O novo filme mostra até onde vai a paixão entre opostos e a força do amor e do destino. A história já criou uma legião de fãs pelas redes sociais, com bastante expectativa entre leitores assíduos da escritora, que é natural de Belo Horizonte. Com toda produção feita durante a pandemia, o longa-metragem foi gravado na capital mineira por meio de uma parceria entre o Grupo Editorial Portal, a autora e a Big Boss Produções. No próximo dia 7 de novembro, o longa estreia, no Teatro Colégio Nossa Senhora das Dores, em Belo Horizonte, com uma avant première, às 18h.

A produção do longa era um sonho da autora e tomou forma em janeiro deste ano, quando a parceria foi firmada com a Big Boss Produções. O segundo passo foi o teste de elenco, a partir de março e, com a lista aprovada de atores e atrizes – cerca de 80 profissionais – as gravações se iniciaram logo em seguida, driblando todas as dificuldades e cuidados impostos pela pandemia do novo Coronavírus.

A maioria das gravações foi feita em ambientes fechados, como residências alocadas, mas a produção valorizou algumas externas em pontos de Belo Horizonte também, sem se preocupar em necessariamente identificar a cidade. O sotaque mineiro do elenco não foi disfarçado, o que dá bastante naturalidade ao filme.
Jéssica Macedo, que também tem formação em Cinema pela UFMG, diz que a bagagem que trouxe da universidade facilitou a produção do longa que é a sua primeira experiência cinematográfica, bem como a adaptação do roteiro de um de seus livros. “Eu já tinha noção de roteiro, já tinha uma bagagem. Foi mais uma questão de me organizar. A equipe me deu auxílio e fomos fazendo ajustes de acordo com o que cada cena pedia”, afirma, revelando que durante a produção esteve em todos os sets de gravação e acompanhou a evolução do filme. “Coloquei a mão na massa, tive a oportunidade de até filmar e acompanhei tudo de perto”, comemora.

Para Ricardo Assis, o protagonista Vitor e também diretor da Big Boss Produções, ter tido o apoio e a visão de filmagem da escritora no set contribuiu demais. “Eu fiquei muito feliz com o resultado”, destaca. Assis diz que faz essa dupla função há bastante tempo em suas produções e que é bem desafiador, mas, em “Eternamente Minha” teve uma preocupação ainda maior: agradar de verdade os fãs do livro. “Jéssica tem um grande número de leitores. Por isso, meu principal ponto era rodar um filme bem próximo do que foi narrado no livro – claro que com algumas novidades”, afirma.

O diretor também pontua a transformação de seu personagem como outro item que exigiu uma dedicação ainda maior de sua performance, já que Vitor passou por muitas transformações no enredo do filme. Ele começa como “playboy” e depois passa a se questionar, até vivenciar uma transformação de fato, movida pelo amor que descobre sentir por Cintia. “Foi muito bonito representar esse processo de evolução do personagem”.
Xanthine Drummond, selecionada para o papel da protagonista Cintia, diz que aprendeu muito com essa experiência. “É meu primeiro filme, apesar de já ter feito vários projetos de teatro”. A atriz lembra que quando conheceu seu personagem, sabia que existiam muitos fãs do livro. “Percebi de imediato que precisava atender a muitas expectativas”, descreve. Para isso, passou por mudanças no visual duas vezes. No início, ficou loira e, na segunda fase do filme, precisou deixar o cabelo mais curto.

Jéssica Macedo ressalta que o filme foi feito sem recursos e, mesmo assim, a produção buscou o máximo da qualidade, o que para ela foi uma grande superação. “Tudo o que a gente fez foi com poucos recursos, considerando que estamos em BH, onde o audiovisual não é valorizado e, mesmo assim, o resultado me deixa muito contente. Não é um filme de Hollywood, mas estamos entregando um filme muito bom”.
O diretor Ricardo Assis acrescenta que a Big Boss Produções possui 10 anos de produção independente e nunca interrompeu um sonho ou projeto cinematográfico por não ter um recurso específico. “No caso deste filme, nos adaptamos com o que tínhamos: faltou recurso e sobrou um time com boa vontade, com qualidade e perseverança. A equipe teve recursos ainda maiores: a garra, a vontade, a técnica e a experiência. Espero que ‘Eternamente Minha’ possa ser uma porta aberta para o cenário de BH ter mais incentivo e apoio”.

Jéssica Macedo comenta que o mais significativo é que o trabalho ficou exatamente do jeito que tinha imaginado e na sua opinião, em alguns pontos, até melhor. “Os fãs também já demonstram inquietação com essa estreia e nós esperamos que o público brasileiro goste”, finaliza. A autora dá um spoiler e diz que escreveu uma cena inédita para o filme – justamente para trazer novidade e aquecer a história.
A estreia contará com todos os protocolos sanitários conforme orientações das autoridades municipais e federais, bem como distanciamento necessário na plateia.

O trailer do longa pode ser conferido no link do YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=GfRRKZXLoI0. Após 13 de novembro, o filme poderá ser assistido pelo público em geral pelo Cinebrac: https://cinebrac.com.br/

SERVIÇO
O que: Avant Première do longa metragem “Eternamente Minha”, em Belo Horizonte, com participação da autora Jéssica Macedo, direção e elenco.
Quando: 7 de novembro
Horário: 18h
Local: Teatro Colégio Nossa Senhora das Dores (Av. Francisco Sales, 77 – Floresta, Belo Horizonte – MG)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *