São Paulo, SP 25/8/2021 –

O primeiro semestre deste ano contou com 28.788 mil atendimentos pela Arte Despertar por meio do Projeto Promovendo Cultura nos Hospitais 2021

O primeiro semestre deste ano contou com 28.788 mil atendimentos pela Arte Despertar por meio do Projeto Promovendo Cultura nos Hospitais 2021. Um dos principais objetivos é utilizar a narração de histórias e a música para se conectar com as histórias de vidas e ressignificar o momento vivido pelos atendidos, assim como ampliar o repertório cultural e amenizar sentimentos como ansiedade e estresse enfrentados por pacientes e familiares.

Desde o início do projeto já foram realizados 1.144 atendimentos, dois saraus e, como contrapartida social do projeto, 15 ações educativas, entre oficinas e palestras contemplando mais de 1.100 pessoas. Já com o Movimento Acolher, por meio das mídias sociais, impactando mais de 1 milhão de pessoas com a publicação de vídeos e podcasts com narração de histórias e música.

Neste momento de pandemia, o projeto extrapolou os hospitais e os atendimentos passaram a ser realizados de forma online, em tempo real ou por meio de vídeos com narração de histórias e músicas em instituições de saúde, espaços culturais e de educação. São eles: Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (Incor), Hospital Infantil Darcy Vargas, Hospital Leonor Mendes de Barros, Santa Casa de São José dos Campos, Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação Dra. Zilda Arns (CECAPE), Associação de Assistência à Mulher ao Adolescente e a Criança (AAMAE), Casa do Caminho, Fundação MGI, Kolping São José Suzano, Litera Sampa/IBEAC, Projeto Palco, Museu do Futebol, Museu da Língua Portuguesa, E.E Profº José Scaramelli, EMEI Monteiro Lobato, EMEFM Guiomar Cabral e Sec. Mun. Educação de Boninal/BA.

“A parceria entre o educativo do Museu do Futebol e Arte Despertar é de muita beleza e, como o próprio nome já diz, parceria. Conseguimos com muita naturalidade e fluidez, trabalhar com leveza, ludicidade e transversalidade. Vocês trouxeram uma nova ótica para nossa equipe. Temos uma equipe multidisciplinar, e trabalhar com a poesia dos arte-educadores do AD, nos abriu inúmeras possibilidades de expandir o tema “futebol”, por meio de tantas memórias afetivas.”, depoimento de Ialê Cardoso, coordenação do Núcleo Educativo, do Museu do Futebol.

Tudo isso tem sido possível graças ao Projeto Promovendo Cultura nos Hospitais 2021, que acontece via Lei de Incentivo à Cultura, com o patrocínio das seguintes empresas: ABL – antibióticos do Brasil, Aché Laboratórios Farmacêuticos, Bristol, BR Partners, Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, Drogaria São Paulo e Johnson & Johnson / Janssen Cilag Farmacêutica.

Website: https://artedespertar.org.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *