22/6/2021 –

A evolução tecnológica na indústria há tempos superou apenas a execução de tarefas automaticamente. Hoje, sistemas aprendem e executam tarefas economizando e acelerando processos. Webinar da ANDRITZ apresenta ferramentas e soluções

Se a pandemia do novo coronavírus acelerou a digitalização de diversos processos em empresas e alterou o dia a dia de muitas pessoas, na indústria a busca pela modernização de processos é essencial há muito tempo. Exemplo disso é o machine learning, que pode ser traduzido como “aprendizado de máquina”. Basicamente, além de executarem comandos, sistemas podem aprender com os dados que operam, identificar padrões e tomar decisões com pouca ou nenhuma intervenção humana.

Para além de acelerar processos e obter resultados melhores, é preciso destacar a economia de recursos, tão importante para a preservação do planeta. No último dia 5, foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, data definida pela ONU, que, em relatório recente destacou a necessidade de realização de grandes esforços mundiais para restaurar ecossistemas e conter o aquecimento global.

Nesse contexto, por exemplo, a indústria de papel e celulose é uma das que mais busca melhorar seus processos, já que a produção com mais qualidade e menor custo é essencial para o setor. Apesar da pandemia, ano passado a produção nacional chegou ao segundo maior volume da história, crescendo 6,4%, o que equivale a 21 milhões de toneladas. Os dados são da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), divulgados na matéria do jornal A Tarde, de 17 de maio.

Para esse setor da indústria, a tecnologia pode contribuir quando as decisões de controle do processo produtivo são feitas em tempo real e com o uso de machine learning. Um dos métodos para executar esse tipo de ação é através de soluções de APC (Controle Avançado de Processos, em português).

Uma das empresas que traz tipo de serviço para o mercado é a ANDRITZ, empresa com mais de 150 anos de história no fornecimento de sistemas, equipamentos e serviços para a indústria. Através do Metris, conjunto de soluções digitais ou industrial Internet of Things, desenvolveu os APCs, que são projetados para melhorar todas as áreas de operação, incluindo eficiência, custo e segurança. Eles são implantados na plataforma Metris UX como parte integrante de todo o sistema, com o objetivo de otimizar cada vez mais as operações, através do sistema de automação, e de forma eficaz.

Dessa forma, enquanto os controles tradicionais se limitam a manter o que foi programado anteriormente, o APC pode otimizar, prever condições do processo e realizar ajustes. Há, inclusive, a possibilidade de proporcionar uma planta industrial autônoma.

Tecnologia e meio ambiente

A energia economizada nesses processos pode até retornar à agência energética responsável, dependendo da localidade, um ganho para o meio ambiente. Para ilustrar a importância de economizar recursos, em entrevista à Folha de S. Paulo, dia 30 de maio, o professor do Instituto de Energia e Ambiente da USP, Pedro Jacobi, afirmou que um “racionamento preventivo” é muito provável devido aos níveis críticos dos reservatórios de hidrelétricas.

A solução apresentada pela ANDRITZ objetiva aprimorar a gestão de processos, melhora do KPI (Key Performance Indicator), que pode ser traduzido como Indicador-Chave de Desempenho, utilizando soluções de software escaláveis e configuráveis, chamadas de ACE (Advanced Control Expert), proporcionando, além da redução no consumo de energia, maior controle de processos químicos.

A ANDRITZ apresentará os principais tipos de indicadores de desempenho (KPIs), que são selecionados para cada área na gestão de processos industriais e se tornam os objetivos de controle para os APCs em um webinar. Além disso, haverá uma demonstração destacando a facilidade de configuração para pessoas com ou sem conhecimento em métodos de programação avançada ou linguagem de máquina.

O evento ensinará como transformar um sistema de automação em uma solução de de alto desempenho, podendo prever o comportamento da planta, controlar o processo e, simultaneamente, utilizar todas as oportunidades de otimização de processos industriais, a cada minuto de cada dia. O webinar será realizado no dia 30/06.

Para se inscrever, basta acessar:

https://discover.andritz.com/Plantas_Industriais_Autonomas_conheca_as_solucoes_de_Controles_Avancados_de_Processo_do_Metris_UX.html?utm_medium=Dino1349

Website: https://www.andritz.com/group-en

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *