São Paulo, SP 29/6/2021 – O número de vagas em TI é maior que a quantidade de profissionais capacitados

O mercado de tecnologia está clamando por mão de obra qualificada. A pandemia acelerou o processo de transformação digital em muitas empresas, aquecendo ainda mais a área de TI. No Brasil, que tem aproximadamente 14 milhões de desempregados, o número de vagas em TI é maior que a quantidade de profissionais capacitados para tais cargos.

A alta demanda por profissionais da área de TI, somada ao déficit de trabalhadores, eleva o salário da mão de obra qualificada em tecnologia. Isto torna o segmento muito convidativo, tanto para aqueles que estão ingressando agora no mercado de trabalho, quanto para aqueles que já estão inseridos nele, mas procuram uma oportunidade de transição de carreira.

Para facilitar a entrada de profissionais no mercado de TI, o FIAP SHIFT criou o modelo de imersão, que até agora contempla oito cursos diferentes. Com aulas ao vivo e cerca de 100 horas distribuídas em três a cinco meses, o estudante parte do nível de introdução e consegue alcançar um nível avançado. Os primeiros temas lançados foram Python, com foco em machine learning, Java e C#, estes últimos com o objetivo de formar programadores e desenvolvedores de sistemas.

Com o início marcado para julho, a FIAP acaba de lançar mais cinco cursos: Digital Products Hero, IT for Biz, CSO, Kotlin Specialist e Data Dive. Os dois primeiros estão ligados ao setor de negócios, com a inserção do digital e da tecnologia. O CSO prepara o aluno para a carreira de Chief Security Officer, ou seja, o profissional que lida com a cibersegurança. O curso de linguagem Kotlin ensina a construir aplicativos para Android. Já a imersão em Data Drive pretende desenvolver profissionais para atuar nas diversas frentes que envolvem o uso de dados.

É fundamental examinar o mercado, os requisitos solicitados, as tecnologias, as certificações e as oportunidades de carreira antes de escolher o curso ideal. Os cursos de imersão do FIAP Shift não têm pré-requisitos e contemplam alunos sem conhecimento prévio de linguagem de programação. Este formato beneficia desde o estudante que acabou de sair do ensino médio até os profissionais mais experientes que estão em transição de carreira.

Website: https://www.fiap.com.br/shift/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *