Brasília, Distrito Federal 15/6/2021 – Nicole e Yasmin fazem parte do grupo de Pesquisa TecVerdes, do SESI/BA e foram selecionadas na 19ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia

Um projeto científico desenvolvido por alunas do Serviço Social da Indústria (SESI) foi destaque na maior feira internacional de ciências e engenharia pré-universitária do mundo. As jovens pesquisadoras Nicole Melo e Yasmin Teles conquistaram o quarto lugar na área de Ciências das Plantas (Plant Sciences), na International Science and Engineering Fair (Regeneron ISEF).

Um projeto científico desenvolvido por alunas do Serviço Social da Indústria (SESI) foi destaque na maior feira internacional de ciências e engenharia pré-universitária do mundo. As jovens pesquisadoras Nicole Melo e Yasmin Teles conquistaram o quarto lugar na área de Ciências das Plantas (Plant Sciences), na International Science and Engineering Fair (Regeneron ISEF).

Nicole e Yasmin fazem parte do grupo de Pesquisa TecVerdes, da Escola SESI Djalma Pessoa, em Salvador (BA). Elas foram selecionadas na 19ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) para integrar a delegação brasileira, que levou nove projetos para o evento científico internacional. Promovida pela Society for Science, a Regeneron ISEF 2021 reuniu cerca de 1.800 jovens de 65 países. Neste ano, competiram 1.480 projetos, em 21 categorias.

O resultado foi anunciado na última sexta-feira (21/05), no último dia da feira, que foi realizada em formato virtual diretamente dos Estados Unidos. Outros quatro projetos científicos do Brasil, representados por estudantes do Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo, também receberam alguns dos prêmios mais cobiçados pelos participantes do evento.

Os quatro primeiros colocados, em cada categoria, receberam de US$ 3.000 a US$ 500 como prêmios. Os estudantes foram julgados considerando os critérios: rigor científico, competência e clareza demonstrada no desenvolvimento dos projetos, além da capacidade criativa e pensamento científico dos estudantes.

As estudantes baianas se destacaram com o projeto “Tecnologia alternativa para aumento germinativo e potencialização de compostos bioativos em cultivares de coentro a partir da biomassa de Dunaliella salina incorporada a biofilme polimérico”.

A pesquisa buscou uma alternativa para o uso de fertilizantes e agrotóxicos na agricultura. Com o projeto, elas desenvolveram um revestimento para sementes feito a partir do amido de mandioca associado à biomassa de microalga, com o objetivo de aumentar a produtividade no cultivo de vegetais e potencializar a quantidade de seus nutrientes.

Para Nicole Melo, o reconhecimento é a realização de um sonho. “É um marco na minha história acadêmica. Agora tenho certeza de que a ciência realmente pode nos levar muito longe. Infelizmente no nosso país a educação não é tão valorizada. Mas na minha jornada até agora vi que vale a pena investir na pesquisa brasileira”, comemora.

Já Yasmin Teles destaca que o aprimoramento contínuo do projeto foi fundamental para a conquista. “O legado que a iniciação científica deixa para mim é em relação à superação dos desafios que surgem durante a jornada. É importante estar sempre em constante desenvolvimento. Não chegaríamos até aqui se não tivéssemos nos dedicado à melhoria constante do projeto”, diz.

Com a participação na Regeneron ISEF 2021, as estudantes tiveram contato com pesquisadores de diversos países e o aprendizado contribui para o aprimoramento da pesquisa delas. “Agora mesmo estamos trabalhando em pontos que já identificamos na ISEF. A feira permitiu que tivéssemos contato com outros projetos e a partir deste aprendizado já pensamos em melhorias para o nosso projeto”, conta Yasmin.

Para o coordenador do programa de Iniciação Científica da Rede SESI Bahia de Educação e orientador do projeto de pesquisa de Nicole e Yasmin, Fernando Moutinho, o resultado representa a consolidação do trabalho desenvolvido no programa. “O fato de estarmos novamente na ISEF nos coloca definitivamente no cenário de pesquisa pré-universitária internacional. Competimos com representantes do mundo todo pela excelência do trabalho apresentado. A premiação mostra a qualidade e complexidade do trabalho desenvolvido”, ressalta.

Ainda este ano as duas estudantes participam de outro evento científico internacional: a Infomatrix Continental Guadalajara. Além desta feira, a estudante Nicole Melo tem outro compromisso internacional da agenda. Entre os dias 28 de junho a 21 de julho, ela participa do National Youth Science Camp (NYSC), programa de residência em Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM) para estudantes do ensino médio nos EUA, que também vai ocorrer em formato virtual.

“Quando comecei na iniciação científica, via os outros alunos participando de feiras nacionais e até internacionais, mas me parecia algo distante para mim. Agora percebo que eu estou exercendo esse papel e talvez posso inspirar outros estudantes do SESI. Está sendo uma experiência muito boa”, comenta Nicole.

Website: http://www.portaldaindustria.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *