São Paulo 14/6/2021 – O evento apresentará soluções e possíveis caminhos para que a implementação do Open Banking no Brasil seja bem-sucedida e beneficie, de fato, o consumidor.

O Fintech View promoverá no dia 16 de junho, das 14 às 19h45, um evento online e gratuito com grandes especialistas do setor e representantes de órgãos regulatórios. O objetivo é debater a evolução do Open Banking no Brasil, benefícios, escalabilidade dos negócios e segurança.

A digitalização dos serviços financeiros no Brasil vem assumindo protagonismo nos últimos anos, processo acelerado pela pandemia. De acordo com o relatório Inside Venture Capital, elaborado pela empresa Distrito, as fintechs receberam a maior parte dos US$ 3,2 bilhões investidos em startups brasileiras nos primeiros cinco meses de 2021.

O crescimento do número de fintechs e do volume de investimentos reflete o atual momento do setor financeiro, que vive a implementação da primeira fase do Open Banking. Para discutir a evolução deste mercado, as questões regulatórias que envolvem o funcionamento do Open Banking, que terá quatro fases – a segunda delas começa em 15 de julho –, os benefícios, escalabilidade dos negócios e segurança, o Fintech View promoverá no dia 16 de junho, das 14 às 19h45, um evento online e gratuito com grandes especialistas do setor e representantes de órgãos regulatórios.

O primeiro painel “Sandbox Regulatório como facilitador da inovação no mercado financeiro” reunirá, das 14h05 às 14h50, Antonio Carlos Berwanger, superintendente de Desenvolvimento de Mercado da Comissão de Valores Mobiliários (CVM); Matheus Rauber Coradin, coordenador do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro do Banco Central, sob a moderação de Marcelo Martins, diretor da ABFintechs. “Os órgãos reguladores estão incentivando esta agenda com a criação de estruturas como o Sandbox, um ambiente de testes para empresas, fomentando a inovação com menor custo regulatório”, destaca Regina Crespo, curadora do Fintech View.

Outro destaque será o painel sobre Open Finance, das 15h25 às 16h10, que abordará novos modelos de negócios e parcerias para ampliar a oferta de serviços personalizados, com a participação de Renato Terzi, CEO da BMG Corretora de Seguros; Rogério Melfi, especialista em Novas Plataformas da Tecban; Thiago Saldanha, CTO da Sinqia, com a moderação de Ingrid Barth, Fundadora do Linker e conselheira do conselho deliberativo do Open Banking com o Banco Central.

Novas oportunidades

As novas regras e tecnologias do Open Banking são vistas como alternativa ao antigo modelo de negócios dos bancos, uma vez que parte do pressuposto de que a informação pertence ao cliente e não a uma determinada instituição, permitindo que outros bancos e fintechs conheçam o histórico dos usuários e ofereçam soluções personalizadas e com melhor custo/benefício.

As vantagens da democratização do Open Banking serão abordadas em palestra de Breno Costa, diretor de Produtos e Sucesso do Cliente da Neurotech, e Thiago Alvarez, CEO do GuiaBolso e membro do comitê de Open Banking do Banco Central, que acontecerá das 16h20 às 16h45.

Na sequência, das 16h45 às 17h30, o Fintech View discutirá a importância da infraestrutura e a demanda por tecnologia e soluções B2B2C para acesso a serviços financeiros. Participam desse painel Marcelo Silva de Queiroz, Head de Estratégia de Mercado da Clearsale; Rafael Lavezzo, CRO da Zoop e Anderson Olivares, Diretor de Novos Negócios da Conductor, com moderação de Carlos Oliveira, CEO da Certdox.

Se em algum momento alguém já se perguntou se “todo mundo pode ser fintech?”, a resposta pode estar na palestra de Wendel Paz, diretor da CSU, que aproveitará o espaço, das 17h40 às 18h05, para fazer uma reflexão sobre as oportunidades alavancadas com o modelo Banking as a Service (BaaS) e o próprio Open Banking.

Após a palestra da CSU, Edmar Siqueira, head de Inovação e Pagamentos Digitais da First Tech, apresentará um case de sucesso, das 18h05 às 18h25, em que mostrará como as fintechs podem escalar seus negócios com agilidade e segurança.

As discussões continuam com o painel “Investimento – Hubs de inovação, aportes, M&A no ecossistema fintech, das 18h30 às 19h15. O jornalista Danylo Martins, fundador do Finsiders, conduzirá a discussão sobre os investimentos crescentes no ecossistema, ao lado de Adalberto Leidenfrost, investidor e presidente do conselho da YBYRA.SA; Gustavo Araújo, cofundador e CEO da empresa de inovação aberta Distrito, e Victor Xavier, gerente de Aceleração de Negócios na Endeavor Brasil.

A palestra de encerramento do Fintech View será com Marcos Pedroso, gerente de Parcerias e Plataformas Abertas na TecBan, das 19h15 às 19h40, quando o executivo abordará como as soluções digitais promovem acesso a serviços financeiros, impulsionam a economia e promovem a inclusão social através do Banco24Horas.

“O evento terá uma programação robusta, com grandes nomes do mercado, para levantar questionamentos, compartilhar diferentes pontos de vista, apresentar soluções e possíveis caminhos para que a implementação do Open Banking no Brasil seja bem-sucedida e beneficie, de fato, o consumidor. A tendência é que este conceito seja substituído gradualmente por Open Finance, envolvendo novos players para que outras áreas do mercado financeiro também possam se beneficiar do sistema aberto”, complementa Regina Crespo.

Sobre o evento 

Fintech View – Online e gratuito

Dia: 16 de junho

Horário: das 14h às 19h45

Inscrições: https://www.fintechview.com.br/

 

Informações para a imprensa

DFreire Comunicação e Negócios

(11) 5105-7171

Debora Freire – debora@dfreire.com.br

Luciana Abritta – lucianaabritta@dfreire.com.br

 

Website: http://www.fintechview.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *