Fortaleza 15/6/2021 – Vemos que só se reconhece a beleza na vida porque ela está dentro de nós; é como um espelho, um reflexo da alma e aí reside o grande potencial da arte na vida

Com programação online e gratuita, Nova Acrópole promove atividades que ressaltam o valor da Beleza como um meio para o desenvolvimento das emoções e para a compreensão da vida.

O filósofo grego Platão definia a arte como a capacidade humana de fazer coisas de maneira inteligente através do aprendizado, sendo um reflexo da capacidade criadora do ser humano. Manifestada em várias linguagens, dialoga com cada indivíduo de maneira única, tornando-se um meio para elevação da consciência e compreensão da vida.

Esta é a tônica da Semana da Arte 2021, evento anual promovido pela Organização Internacional Nova Acrópole Brasil que acontece de 24 a 26 de junho, às 20h (horário de Brasília) com atividades gratuitas transmitidas pelo canal da instituição no YouTube, atualmente com mais de 720 mil inscritos. Este é segundo ano consecutivo que a programação acontece de forma online.

“A vida como arte” é a palestra que abre a programação cultural na quinta-feira, 24.06, às 20h (horário de Brasília). O diretor-presidente de Nova Acrópole Brasil – divisão Norte, Luís Carlos Marques Fonseca traz aspectos filosóficos que mostram como reconhecer a existência da arte e apreciá-la enquanto modo de vida.
Na sexta-feira, 25/06, no mesmo horário, o professor Leandro Aguiar aborda a vivência e as lições que podem ser apreendidas da obra do compositor e músico alemão Johann Sebastian Bach na palestra “Aprendendo com J. S Bach e sua música”. Considerado um dos mais importantes artistas da história da música, grande intérprete do cravo e do órgão, Bach e sua obra foram responsáveis por marcar o período histórico conhecido como Barroco.

A professora Lúcia Helena Galvão encerra a Semana da Arte com a palestra “Reflexões para perceber a Beleza”, também às 20h (horário de Brasília). A busca pelo sentido da beleza é também a busca pelo sentido da vida, conforme ressalta a filósofa e professora de Nova Acrópole.

“Vemos que só se reconhece a beleza na vida porque ela está dentro de nós; é como um espelho, um reflexo da alma e aí reside o grande potencial da arte na vida”, afirma.

Como exemplo, ela lembra a citação de Jinarajadasa, filósofo e escritor cingalês e um dos mais importantes autores teosóficos do mundo, autor de mais de 50 livros publicados: “Todas as verdadeiras formas de arte fazem a consciência humana compreender na vida aqueles valores que a alma já conhece no plano da intuição”.

Programação Semana da Arte 2021
Quinta-feira, 24.06 – 20h (horário de Brasília)
“A vida como arte” – Luís Carlos Marques Fonseca
Sexta-feira, 25.06 – 20h (horário de Brasília)
“Aprendendo com J. S. Bach e sua música” – Leandro Botelho Aguiar
Sábado, 26.06 – 20h (horário de Brasília)
“Reflexões para perceber a Beleza” – Lúcia Helena Galvão

Serviço
O quê: Semana da Arte 2021
Quando: 24 a 26 de junho
Horário: 20h (Brasília)
Onde: youtube.com/NovaAcropole
Investimento: Gratuito

Website: https://www.acropole.org.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *