25/6/2021 –

A concessão do Cais Mauá, em Porto Alegre, foi tema de workshops nesta segunda e terça-feira, nos dias 14 e 15 de junho de 2021.

A concessão do cais Mauá, em Porto Alegre, foi tema de workshops nesta segunda e terça-feira, nos dias 14 e 15 de junho de 2021. Os eventos são organizados pelas secretarias de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) e de Parcerias (Separ) do governo do Estado, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Consórcio Revitaliza.

Neste projeto de estruturação da revitalização do cais Mauá, estão previstos dez workshops com o objetivo de escutar e entender as demandas da sociedade civil organizada e da população de Porto Alegre, para que se possa estruturar a revitalização do cais Mauá de forma adequada à realidade local.

Na primeira etapa, os seminários trataram de temas como Vocação Imobiliária, Mercado Imobiliário POA e entorno cais Mauá e a Comunidade local, entorno e interessados diretos no cais Mauá (sociedade civil organizada).

A finalidade do evento, realizado no dia 14 de junho, era dialogar e apresentar questões relacionadas, para subsidiar a elaboração do projeto de revitalização do cais. Os públicos-alvo do evento foram os setores imobiliários, a prefeitura e as construtoras e incorporadoras Locais e associações de lojistas (CDL).

A exposição foi feita entre diálogos e levantamentos sobre aspectos e elementos imobiliários próximos ao cais, com participação de representantes da área, empresas como SECOVI/AGADEMI (Sindicato da Habitação e Associação Gaúcha de Emp. do Mercado Imobiliário), SINDUSCON (Comissão de Responsabilidade Ambiental (CMA)) e outros.

No dia 15 de junho, a explanação foi acerca da comunidade local e entorno do cais Mauá. Os moradores e associações de bairros puderam participar propondo visões, ideias, sugestões e questões coletivas relacionadas aos interesses da elaboração do projeto de Revitalização do cais Mauá, possibilitando, assim, a coconstrução de cenários desejados também pela comunidade.

Estão sendo utilizadas metodologias de abordagem como o Conceito de Investigação Apreciativa (IA), que compreende a arte de perguntar incondicionalmente questões positivas que fortalecem a capacidade dos sistemas para antecipar o significado e intensificar o potencial positivo. É a prática de usar questões positivas para guiar diálogos, interações entre pessoas, aprendizado e mudança. Procurar perceber o que as pessoas têm de melhor e descobrir como usar estes recursos em outras situações.

De acordo com Leonardo Busatto, secretário de Parcerias do Governo do Rio Grande do Sul, a comunicação e colaboração entre a comunidade local é de total interesse do projeto, a fim de conhecer os cenários e a perspectiva da população para construir o programa em concordância com as necessidades especuladas. “É um projeto que será construído com amplo debate. Manteremos o padrão de todos os projetos do governo Eduardo Leite, que é o diálogo. O cais é uma das áreas mais relevantes de Porto Alegre e, certamente, terá um plano à altura. Os porto-alegrenses e gaúchos merecem ter esse espaço de volta”, alegou.

Entre os meses de junho até agosto deste ano, estão programados cerca de dez workshops como estes citados acima, previstos para acontecer antes da publicação do edital, que está prevista para o fim deste ano.

Cronograma com os temas e datas dos próximos eventos:

Os próximos workshops presenciais acontecerão nos dias 22, 23 e 24 de junho de 2021. No dia 22 de junho, o tema abordado pelo Workshop será “Arquitetura e Urbanismo – desafios e oportunidades para regiões portuárias” e acontecerá de 14h às 18h. O workshop seguinte acontecerá no dia 23 de junho, de 09h às 12h e será sobre “Imprensa e veículos de comunicação”. O último workshop presencial será no dia 24 de junho, de 09h às 16h (intervalo de almoço – 13h às 14h), com o tema de “Singularidades Criativas de Porto Alegre” e contará com atividades práticas em grupo para a promoção do diálogo sobre as singularidades de Porto Alegre. Os workshops agendados serão realizados no Auditório do cais Mauá, na avenida Mauá, 1050 – Centro Histórico, Porto Alegre – RS.

Contato: consorciorevitaliza@380volts.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *