São Paulo, SP 24/6/2021 – O plano de cuidado é uma sequência organizada de etapas identificadas e usadas por enfermeiras para ajudar a resolver os problemas de saúde dos pacientes

A demanda para profissionais qualificados nessa área é alta, visto que as estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam para 626.030 novos casos de câncer

Os cuidados com pacientes oncológicos consistem na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que objetiva a melhoria da qualidade de vida por meio da prevenção e alívio do sofrimento, da identificação precoce, avaliação impecável e tratamento da dor, segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS. De acordo com a agência, o número de pessoas diagnosticadas com câncer em todo o mundo atingiu a marca de 19,3 milhões de pessoas, com o número de mortos chegando a 10 milhões. No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima uma marca de 625 mil novos casos de câncer por ano.

A rotina de um enfermeiro no setor de oncologia vai desde avaliação e produção de exames físicos dos pacientes ao planejamento dos cuidados individuais e personalizados, informa Camila Militerno Catania, graduada no curso de Enfermagem, com especialização em Enfermagem de Urgência e Emergência. “Temos que ter o mínimo cuidado com tudo, conferindo todas as prescrições médicas para ver se não tem nenhuma medicação faltando e, em caso positivo, já solicitamos à farmácia”, relata Camila.

Com uma nova metodologia, a enfermeira desenvolveu um plano de cuidado a partir de um relatório de orientação aos pacientes que fazem quimioterapia, com todas as medicações que usam no setor. O intuito, diz Catania, é orientar detalhadamente como a quimioterapia funciona no organismo e os tipos de tratamentos utilizados. Tratamentos neoadjuvantes, indicados antes da cirurgia com o objetivo de reduzir o tumor e suas reações adversas, ou adjuvantes, realizados após a cirurgia para destruir as células cancerígenas possivelmente remanescentes, podendo ser também tratamento de quimioterapia e radioterapia.

“O formato do relatório foi doado a todos os colaboradores e equipes multidisciplinares compostas por especialidades médicas como gastroenterologia, hepatologia, oncologia, pneumologia, cardiologia, urologia, psiquiatra e outros profissionais de saúde, como enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, farmacêuticos e auxiliares de saúde. Para que todos pudessem fazer uso, beneficiando seus trabalhos e, consequentemente, os pacientes envolvidos”, explana Camila, que possui vários cursos na área de saúde e com licença Certified Nursing Assistant (CNA) e uma Certificação BLS, nos Estados Unidos.

Em 2020 foi observada uma grande redução no acesso aos meios de prevenção, diagnóstico e tratamento de câncer em todos os países – e também no Brasil. Segundo a OMS, cerca de 50% dos serviços governamentais de tratamento de câncer foram parciais ou totalmente interrompidos. De acordo com a entidade, isso trará um impacto no total do número de mortes por câncer nos próximos anos. Mas diz que a boa notícia é que 90% de todas as formas de câncer têm cura, desde que diagnosticados e tratados adequadamente.

Conforme a especialista, o formato do plano de cuidado permite emitir e receber informações, estabelecer prioridades diárias, investigar, executar ações de enfermagem e alterar as ações ou cuidados em consonância com o processo da saúde e da doença do paciente. Ela observa que a implementação de um relatório diário ou aprazado faz com que a equipe de enfermagem tenha o cuidado adequado no atendimento das necessidades básicas e específicas dos pacientes.

Uma etapa que também faz parte do plano é a avaliação, revela Catania, que consiste em ser a chave de excelência do cuidado da enfermagem ao paciente. Ela permite ao enfermeiro assumir a boa postura que estava mantendo, ou alterar se estivesse errada. “Com isso, pode-se finalizar um plano de atenção e cuidado a um paciente específico. A avaliação da enfermagem permite uma anotação diária e periódica das mudanças sucessivas que ocorrem enquanto a pessoa estiver sob assistência profissional”, explica a enfermeira. 

“O plano de cuidado é uma sequência organizada de etapas identificadas e usadas por enfermeiras para ajudar a resolver os problemas de saúde dos pacientes. Posso dizer que essa metodologia única realmente mudou a abordagem em relação ao tratamento e estabeleceu um precedente para todos os stakeholders envolvidos no processo”, finaliza Camila Catania Militerno, com experiência em implementação de planos de cuidados de enfermagem, realizando cuidados diretos e indiretos ao paciente sob a supervisão da Enfermeira Licenciada.

Website: https://www.linkedin.com/in/camila-militerno-catania-7436442a/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *