São Paulo, SP 17/6/2021 – No Colégio, os alunos dos Ensinos fundamental I e II aprendem conceitos de programação e pensamento computacional desde a Educação Infantil

Alunos irão compartilhar, em live, suas descobertas e aprendizados com o uso
da linguagem de programação

Durante os meses de maio e junho acontecem as comemorações do SCRATCH DAY, evento do MIT Lab dedicado à disseminação do ensino de programação para todas as idades. Nesta edição online, o VIII Scratch Month Porto – 2021 traz diversos desafios, oficinas, lives divertidas e informativas e atividades interativas para as aulas. A programação ocorrerá entre os dias 17/05 e 17/06.

No próximo dia 15/6, os alunos do Colégio Visconde de Porto Seguro participam da live “O que você sabe sobre o Scratch?”. O evento, que será realizado totalmente on-line, tem o objetivo de familiarizar os estudantes com noções de algoritmo e programação, desenvolvendo suas habilidades e aprofundando o conhecimento na realização de projetos digitais que envolvam essas competências. Durante o mês de maio, os alunos realizaram seus próprios jogos, animações e histórias interativas. Para concluir o processo, os estudantes poderão compartilhar suas criações em live com outras pessoas na comunidade on-line. O Scratch, projeto do grupo Lifelong Kindergarten desenvolvido no Media Lab do Massachusetts Institute of Technology (MIT), ajuda jovens a aprender a pensar de maneira criativa, a raciocinar de forma sistemática e a trabalhar colaborativamente — habilidades essenciais para a vida no século XXI.

Para a Diretora de Educação Digital do Colégio Porto Seguro, Joice Lopes Leite, o evento estimula os estudantes a programar em uma linguagem gratuita, adaptada e de fácil acesso. “Mais uma vez podemos realizar este evento e permitir aos alunos criar por meio de produção e compartilhamento de jogos e animações, baseados nessa linguagem de programação. No Colégio, os alunos dos Ensinos fundamental I e II aprendem conceitos de programação e pensamento computacional desde a Educação Infantil, por meio de atividades lúdicas e interativas, com a utilização de aplicativos como o Scratch Jr. Participam da atividade alunos do Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio”, disse, Joice.

A programação final do Scratch Month Porto – 2021 contará com várias lives. No dia 15/6, às 18h30, o evento contará com palestras online de Gabriel Giovanni Bonardo Demetrio, Henrique Ferreira Savignani e Rafaella Caroline Bonardo Demetrio, além da mediação da professora Ana Lúcia Stella. Os alunos compartilharão seus aprendizados e descobertas sobre o Scratch. Já no dia 17/06, das 19h às 19h45, será realizado o Summit Scratch Month Porto, que terá a presença de alunos e professores.

Programação completa:
6º ano
Scratch com Video Sensing
Criar um projeto no Scratch utilizando a extensão Video Sensing:
Os alunos conseguirão controlar os atores/personagens, utilizando a interatividade de vídeo em tempo real.
A programação de blocos gerando ações a partir dos gestos executados em frente à webcam do dispositivo (notebook/tablet).
7º ano
Robô com Inteligência Artificial
Introduzir o conceito de Inteligência Artificial com programação em blocos, os alunos desenvolverão:
Um robô que se movimenta sozinho por uma pista.
Cada participante será desafiado a criar sua pista de corrida, na qual os personagens se movimentarão sozinhos.
Posteriormente, os participantes poderão alterar o código e observar os diferentes resultados no comportamento da programação.

8º ano
Scratch com Pixel Art e Flat Art
Criar um projeto no Scratch em que o aluno passe pelas seguintes etapas:
Exploração do ambiente de programação Scratch.
Idealização de uma animação.
Criação da animação utilizando as imagens produzidas em Pixel Art (cenários) e Flat Art (personagens) nas aulas anteriores.
Compartilhamento das produções.
9º ano
Scratch inclusivo
Criar um jogo para não videntes seguindo as etapas abaixo:
Exploração do ambiente de programação Scratch.
Idealização de um jogo no formato colaborativo e de cunho inclusivo para as pessoas não videntes.
Construção do labirinto com obstáculos e efeitos sonoros.
Compartilhamento das produções.

Website: https://www.portoseguro.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *