São Paulo 9/6/2021 – Estudo científico demonstrou que a cepa da Yakult aumentou a capacidade da resposta imunológica dos voluntários

Novo vídeo mostra resultado de estudo que comprovou que o Lactobacillus casei Shirota pode ajudar a diminuir os sintomas dessa inflamação

A rinite alérgica é uma doença inflamatória crônica do nariz que afeta de 10% a 25% da população mundial. Nos meses mais frios do ano os episódios são ainda mais comuns devido à presença de elementos alérgenos no ar, como pólen e poeira. Os sintomas mais frequentes são coceira no nariz, nos olhos e na garganta, além de espirros e congestão nasal. No novo vídeo animado da Yakult, disponível no canal www.youtube.com/yakultbrasil, os internautas vão conhecer um pouco mais sobre a rinite alérgica e sobre um estudo realizado na Indonésia que demonstra a ação benéfica do probiótico Lactobacillus casei Shirota para ajudar na melhora dos sintomas e, consequentemente, da qualidade de vida de quem convive com a doença.

Como ocorre com as demais alergias, a rinite também é uma reação imunológica a elementos estranhos ao organismo que, neste caso, entram pelo nariz. Em determinadas condições, a doença também pode ser causada pela bactéria Staphylococcus aureus, um microrganismo oportunista encontrado na pele de alguns seres humanos e na cavidade nasal de 20% a 30% da população. Uma das bactérias que mais causam infecções em humanos, o Staphylococcus aureus é responsável, ainda, pela sinusite crônica, por alergias respiratórias e pela asma, entre outros problemas.

Embora geralmente seja tratada com anti-histamínicos (antialérgicos), descongestionantes nasais e corticosteroides, pesquisas recentes indicam que os probióticos poderiam ser uma opção interessante para prevenir recorrências e severidade dos sintomas, promovendo melhora da qualidade de vida dos pacientes com rinite alérgica. Para comprovar a tese, pesquisadores do Departamento de Microbiologia da Faculdade de Medicina e Ciências da Saúde da Universidade de Muhammadiyah Yogyakarta, na Indonésia, desenvolveram um estudo com indivíduos com rinite alérgica, em parceria com a Yakult.

O experimento envolveu 42 estudantes de Medicina da Universidade de Yogyakarta com históricos de rinite alérgica. Depois de coletarem materiais da mucosa nasal para análise microbiológica do Staphylococcus aureus, os cientistas solicitaram que os voluntários ingerissem leite fermentado contendo o probiótico Lactobacillus casei Shirota – exclusivo da Yakult – durante um mês.

Ao final do estudo, os resultados demonstraram que a suplementação com o probiótico Lactobacillus casei Shirota reduziu a presença de Staphylococcus aureus nas amostras nasais dos estudantes com histórico de rinite alérgica. Além disso, o probiótico aumentou a capacidade da resposta imunológica desses voluntários. O estudo foi publicado no Knowledge Life Sciences – Volume 2 (2015) 124 – 128. O estudo original está disponível no https://knepublishing.com/index.php/KnE-Life/article/view/130.

Link do filme para o YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=8JJ5oDSaHq4

Outras animações

Visando orientar o internauta que se preocupa em ter uma vida mais saudável, a Yakult mantém outras animações disponíveis no canal www.youtube.com/yakultbrasil. Com o título ‘Você já ouviu falar em serotonina?’, o vídeo de maio orienta sobre a importância desse neurotransmissor conhecido como ‘hormônio da felicidade’, pois é o responsável pela regulação de humor, sono, apetite, ritmo cardíaco, memória, funções cognitivas, sensibilidade e temperatura corporal. Portanto, ter a serotonina em equilíbrio é fundamental para uma vida mais feliz.

O vídeo sobre a importância dos exercícios físicos lembra que, para manter a saúde, o hábito deve estar presente no dia a dia de pessoas de todas as idades, pois os exercícios físicos auxiliam no fortalecimento dos músculos e ossos, na prevenção de doenças cardiovasculares e metabólicas, além de fazerem bem para a saúde mental e intestinal. Também é importante aliar atividade física a uma dieta equilibrada, composta de frutas, legumes, verduras, grãos e alimentos com probióticos – como os leites fermentados com o exclusivo Lactobacillus casei Shirota. A escolha correta da atividade física é outro ponto importante, pois o exercício deve transmitir sensação de prazer, estar adaptado à rotina da pessoa e ser praticado com equilíbrio e respeito às limitações do próprio corpo. Antes de iniciar qualquer atividade física é fundamental procurar um profissional para avaliar a saúde e condição física.

Outra animação mostra que, para preservar o funcionamento do sistema imunológico, é importante manter a microbiota intestinal em equilíbrio. O vídeo também explica que o frasco de Yakult tem a quantidade ideal – 80 gramas – porque os probióticos colonizam temporariamente os intestinos, deixando de serem detectados alguns dias depois de o consumo ser interrompido. Por esse motivo, o Leite Fermentado Yakult deve ser consumido diariamente. Isso ocorre porque, da mesma forma que a pele é renovada e o cabelo e as unhas crescem, a camada de proteção dos intestinos sofre um processo de descamação e renovação periódica. Assim, quando essa camada é eliminada pelas fezes, as bactérias que compõem a microbiota intestinal também são eliminadas, inclusive os probióticos.

O vídeo ‘Probióticos e idade avançada’ mostra que os idosos apresentam um declínio natural de diversas funções do sistema digestivo como, por exemplo, a alteração na motilidade intestinal, que são os movimentos realizados pelos intestinos com o objetivo de expelir o bolo fecal. O filme também explica que o sistema digestivo dos idosos precisa de atenção e cuidados, pois as alterações naturais que ocorrem ao longo da vida podem ocasionar a proliferação de bactérias nocivas causando um desequilíbrio da microbiota intestinal, reduzindo a capacidade de absorção de nutrientes e, consequentemente, levando à carência de vitaminas. Além disso, essas alterações naturais facilitam o surgimento de doenças do trato gastrointestinal, entre as quais a constipação.

Já a animação ‘Prevenir é melhor que remediar’, lembra que, quando a doença se instala, leva a gastos elevados com medicamentos, traz perda de qualidade de vida e causa prejuízos pessoais e profissionais. O vídeo também reforça que, além de os nutrientes indispensáveis à vida serem absorvidos pelo intestino, é no órgão que se concentram aproximadamente 70% das células de defesa do corpo humano. Assim, o bom funcionamento do intestino permite desfrutar uma vida mais longa e saudável.

Website: https://www.yakult.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *