São Paulo, SP 22/6/2021 –

Durante a pandemia do novo coronavírus, pesquisadores fundam Editora Emeritus, que busca promover divulgação científica com foco em livros digitais.

A Editora Emeritus inicia suas atividades e pretende publicar livros digitais para a comunidade acadêmica. A participação das livrarias exclusivamente virtuais no faturamento das editoras registrou crescimento de 84%, segundo dados apresentados na Pesquisa “Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro ano-base 2020”, desenvolvida pela Nielsen Book, Câmara Brasileira do Livro e Sindicato Nacional dos Editores de Livros.

O cenário favorável no âmbito digital contrasta com o impacto do fechamento temporário de lojas físicas no país, gerando um faturamento total “de R$ 5,2 bilhões em 2020, o que significa um decréscimo de 8,8% em comparação a 2019”.

Propósito – Rafael Vergili e Fabiana Grieco, fundadores da Editora Emeritus, enfatizam que o principal objetivo é realizar projetos editorais para a comunidade acadêmica, inicialmente para os pesquisadores da área de Comunicação, promovendo a divulgação científica em âmbito nacional.

A motivação para criar a Editora partiu da observação das dificuldades enfrentadas por estudiosos ao buscarem a publicação de seus trabalhos.

Rafael Vergili ressalta que “essa foi uma lacuna percebida desde a época da Graduação, em que a oportunidade de publicar artigos científicos, por exemplo, era definida apenas pela titulação do autor ou da autora, o que, no meu ponto de vista, dificulta o amadurecimento acadêmico”.

Os fundadores da Editora Emeritus concluíram o Doutorado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) em 2017 e começaram a planejar a criação da Editora no final de 2019, em função de diversas experiências vividas no ambiente acadêmico.

Publicações – O Conselho Editorial da Emeritus é formado apenas por pesquisadores com Doutorado. A Editora publica e-books com artigos inéditos e Anais de eventos acadêmicos, realiza adaptações de Monografias, Dissertações e Teses para o formato de livro digital, além de promover parcerias com organizadores, instituições e grupos de pesquisa.

A Editora Emeritus está com duas obras em fase de finalização para lançamento: “Geração Streaming: Novas Formas de Comunicação” e “Perspectivas midiáticas e de educação na contemporaneidade”.

Mais informações:
https://www.editoraemeritus.com.br/

Website: https://www.editoraemeritus.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *