Florianópolis, SC 4/6/2021 – A saúde é o ponto-chave para maximizar a vantagem competitiva que qualquer um precisa para vencer nos negócios.

Nutrição rica em ômega-3, jogar xadrez e escrever diariamente são 3 técnicas poderosas para maximizar a performance cerebral.

Assim como uma empresa possui indicadores-chave de desempenho (KPIs), a saúde e o desempenho pessoal também têm. E um desses indicadores principais é o cérebro.

Para os empresários, não se trata apenas de preparo físico. Sua aptidão cognitiva é igualmente importante.
Quando se pensa em aptidão cognitiva, deve-se pensar nessas dez categorias: atenção, controle motor, memória, percepção, linguagem, funcionamento social e emocional, planejamento e lógica, habilidades computacionais, criatividade e imaginação e motivação.

Se isso parece muita coisa, não há necessidade de preocupação. É possível começar a construir um cérebro mais saudável, inteligente e forte por meio de três hábitos práticos. Doutor Doc, médico empreendedor e CEO da Premium Life, empresa com foco em performance humana, é quem explica sobre essas dicas, que foram retiradas de um estudo sobre o cérebro de empreendedores, conduzido pela Harvard School of Public Health.

1. Ômega-3

“O que a proteína é para os músculos e o que o cálcio é para os ossos, é o que o ômega-3 é para o cérebro”, afirma Doutor Doc.

O cérebro humano tem quase 60% de gordura. E dentro disso há uma grande porção que consiste em um ácido graxo ômega-3 chamado ácido docosahexaenoico (DHA).

O DHA é relevante para a vida pessoal e empresarial, pois promove o crescimento de novos neurônios, o que permite que os sinais se movam através dos neurônios. Isso permite que o cérebro opere com muito mais eficiência e eficácia.

Além de exercícios e sono, a nutrição dita o nível de desempenho do cérebro. Melhorar o regime nutricional por meio da inclusão de mais ômega-3 aumentará a memória, a atenção aos detalhes, o humor e carisma, e a capacidade de assimilar e implementar informações.

Para começar, a dica é adicionar alimentos como salmão, arenque, cavala, anchovas, sardinhas e trutas ao menu semanal. Outra opção é investir em um suplemento de óleo de peixe de alta qualidade.

2. Jogar Xadrez (focar em estratégias)

O empreendedorismo não se trata apenas de páginas de objetivo, funis e marketing. “Ser capaz de reconhecer tendências e se adaptar ao mercado atual é igualmente, se não, mais importante”, diz Doutor Doc.

Quando se trata de reconhecer tendências e padrões, isso pode ainda se dividir em reconhecimento de padrões e objetos. O hemisfério esquerdo do cérebro lida com o reconhecimento de objetos, enquanto o direito lida com o reconhecimento de padrões.

Com isso dito, em um estudo de 2010 publicado no Journal of Experimental Psychology, os pesquisadores descobriram que jogar xadrez impulsiona ambos os lados do cérebro. O xadrez também ajuda o cérebro a estimular o crescimento de dendritos, que são ramos em forma de árvore que conduzem sinais de outras células neuronais para o neurônio ao qual estão inseridas.

Com neurônios maiores e mais rápidos, a capacidade de processar informações, junto com a inteligência geral, aumentará.

3. Comprometer-se com a prática da escrita

“Quando pensamos em mitigar o estresse, a primeira linha de pensamento é procurar zinco, vitamina C, vitamina A, manjericão sagrado e vitamina D, entre muitos outros. No entanto, há algo que você pode fazer neste momento para atenuar o estresse: comece a escrever”, conclui Doutor Doc.

Não é preciso escrever um grande grande texto para colher os benefícios da escrita diária. “Escrever é um caminho para melhorar as habilidades de pensamento crítico. Mas, o mais importante, escrever (especificamente, registrar no diário) é benéfico para a saúde mental de um empresário”, confirma Doutor Doc.

Um estudo publicado na edição de setembro de 2005 do Advances in Psychiatric Treatment descobriu que escrever sobre eventos emocionais, estressantes ou traumáticos por 15 a 20 minutos em várias ocasiões melhorou a saúde física e psicológica dos testados, auxiliando no ganho de foco.

“Não há necessidade de fantasias, um bloco de anotações dedicado para compartilhar suas ideias por 15 a 20 minutos é o suficiente”, diz Doutor Doc.

Além disso, Doutor Doc conclui que “a saúde, seja física e/ou cognitiva, é o ponto-chave para maximizar a vantagem competitiva que qualquer um precisa para vencer nos negócios”.

Para saber mais sobre o terreno bioquímico e sobre o poder de hábitos saudáveis, basta seguir a Premium Life (@doutordoc) nas redes sociais e ativar as notificações.

Website: https://www.instagram.com/doutordoc/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *