São Paulo 1/7/2021 – Dispositivos compatíveis com Wi-Fi 6 devem responder por quase 80% de todas as vendas de equipamentos para conexão a redes sem fio já em 2022

Consultoria realiza comparativo com cinco modelos de pontos de acesso que usam essa nova tecnologia de acesso

O Wi-Fi 6 representa um dos avanços mais significativos para o acesso sem fio à internet dos últimos anos. Com a oferta de maior velocidade e uma conexão mais estável, o Wi-Fi 6 deve se tornar padrão de mercado rapidamente. Segundo dados divulgados pela Wi-Fi Alliance, os dispositivos compatíveis com Wi-Fi 6 devem responder por quase 80% de todas as vendas de equipamentos para conexão a redes sem fio já em 2022. Com isso, tendo em vista a melhoria no desempenho, várias empresas já pensam em atualizar sua infraestrutura de redes sem fio para pontos de acesso (APs) que suportam o padrão Wi-Fi 6.

Para ajudar as empresas na hora da escolha de um equipamento, a empresa Packet6, especializada em conectividade sem fio para empresas e instituições, realizou recentemente nos Estados Unidos um conjunto de testes* de alta demanda com cinco modelos de APs corporativos 4×4:4 Wi-Fi 6 gerenciados na nuvem e fabricados por cinco empresas diferentes, entre elas a CommScope RUCKUS (as informações sobre o comparativo estão disponíveis em https://packet6.com/wifi6-ap-stress-test/).

O resultado da bateria de testes mostrou que o ponto de acesso CommScope RUCKUS superou todos os outros APs em todos os testes executados. O AP foi capaz de reproduzir, por exemplo, vídeos em alta definição (HD) sem travamento para 30 computadores enquanto manteve uma alta taxa de transferência de arquivos para todos os clientes de dados. “Esses testes mostram na prática como nossos pontos de acesso oferecem uma performance superior”, destaca Moises Montaño, diretor da área de produtos RUCKUS da CommScope nas regiões da América Latina e Caribe.

O teste
O comparativo foi criado para avaliar o desempenho geral desses APs em um ambiente de tráfego misto, que incluiu transferências de arquivos leves e pesados, reprodução de vídeo de alta definição (HD) e VoIP. Também foi testado como o sistema de gerenciamento na nuvem de cada fornecedor reage e permite que os administradores respondam a incidentes de rede.

Foram utilizados em uma sala 30 notebooks Dell Latitude compatíveis com Wi-Fi 6 configurados para reproduzir um vídeo HD (1080p) em cada um deles. Também foram utilizados cinco iPads para executar um teste bidirecional de voz sobre IP (VoIP) para simular uma conversa VoIP e cinco iPads adicionais realizaram downloads de dados nesta sala. Em uma sala ao lado, associados ao mesmo ponto de acesso, havia vinte computadores Apple MacBook Pro, cada um deles realizando downloads de vários tamanhos de pacotes de dados para simular o tráfego, como navegação na web, e-mail e transferências de arquivos.

O AP foi colocado no fundo da primeira sala, perto da parede que separa as duas salas, e um switch RUCKUS forneceu Power-over-Ethernet (PoE) aos APs, cada um conectado a uma porta Ethernet multigigabit com autonegociação para garantir velocidade total. Para maximizar o desempenho de cada AP, foi testada a taxa de transferência e outras métricas de desempenho usando um canal de 80 MHz de largura, para atingir todo o potencial de desempenho.

O AP RUCKUS foi o único que reproduziu 30 vídeos sem travamento durante o teste. Os outros APs causaram travamento dos vídeos em até 25 notebooks. Quanto aos testes MOS (qualidade de chamada VoIP), o ponto de acesso RUCKUS também superou todos os outros APs, fornecendo qualidade de chamada de voz significativamente maior sob carga de rede pesada. Com isso, apenas o AP RUCKUS apresentou um valor de MOS que atenderia aos típicos acordos de nível de serviço (SLAs) corporativos.

*O teste foi patrocinado pela CommScope RUCKUS, que forneceu a infraestrutura para os comparativos.

Website: https://pt.commscope.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *