26/5/2021 –

O reprocessamento está ganhando cada vez mais espaço nos hospitais. A demanda de reprocessamento de produtos para a saúde aumenta à medida que hospitais procuram cortar custos, diminuir o desperdício e manter a segurança.

Um estudo feito pelo Grand View Research prevê um crescimento de 20,6% ao ano para o mercado de reprocessamento. Os principais impulsionadores desse crescimento são as preocupações ambientais e a busca por diminuir custos na assistência à saúde. O estudo coletou dados em fábricas de materiais hospitalares, distribuidores dos insumos, hospitais e pacientes. Fez uma análise do cenário regulatório, competitividade e tecnologias de reprocessamento.

O reprocessamento de produtos para a saúde permite que estes sejam reutilizados pelo hospital com total segurança. No Brasil, a Anvisa é responsável por regulamentar o reprocessamento.

Os hospitais que possuem sua própria Central de Material e Esterilização (CME) trabalham com autoclave de vapor saturado, onde são reprocessados os materiais termorresistentes. Algumas CMEs possuem autoclave de baixa temperatura por plasma de peróxido de hidrogênio. No entanto, o custo desse método é elevado.

Para realizar a esterilização de materiais termossensíveis como, por exemplo, máscaras de oxigênio, é necessário recorrer à esterilização em baixas temperaturas. A esterilização por óxido de etileno é o método mais comum de esterilização em baixas temperaturas. É importante ressaltar que o óxido de etileno é capaz de esterilizar diversos materiais, seja termossensível ou termorresistente. Em relação ao custo, usar óxido de etileno é mais vantajoso que peróxido de hidrogênio.

“Em virtude da alta complexidade que a legislação impõe, a esterilização por óxido de etileno precisa ser feita fora do hospital. A Bioxxi tem processos que atendem toda legislação e foi pioneira em óxido de etileno no Brasil”, afirma Rose Macário, responsável pelos assuntos regulatórios na Bioxxi.

A Bioxxi atua na gestão de CMEs, hoje já são mais de 70 hospitais espalhados pelo Brasil que possuem o modelo de gestão da Bioxxi. A Bioxxi também possui uma unidade de esterilização por óxido de etileno que fica localizada no Rio de Janeiro.

Website: https://bioxxi.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *