Rio de Janeiro 27/5/2021 – O ayurveda nasceu do estudo aprofundado dos seres vivos e dos elementos da natureza

Foi a partir do estilo de vida denominado ayurveda que se originou a medicina ayurvédica. Pessoas que adotam esse modo de viver acreditam que comidas naturais, não processadas, e alimentação à base de cozidos são importantes para uma boa digestão.

A evolução e interferência humana trouxeram muitas mudanças na natureza e na forma de levar a vida. Porém alguns hábitos continuam sendo praticados até hoje, como é o caso da técnica ayurveda, que significa conhecimento da vida (ayur, que significa vida, e veda que significa conhecimento ou ciência). Esse estilo de vida milenar preza por uma alimentação natural, sem nenhuma intervenção humana. Com essa prática, é possível compreender que a alimentação em excesso prejudica a saúde do corpo humano. Esse conselho, inclusive, também é dado por nutricionistas atuais.

Um estudo realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), diz que o distúrbio alimentar é o responsável por algumas doenças presentes nos seres humanos, inclusive a obesidade, que resulta do excesso de gordura e atinge milhares de pessoas no mundo.

O estilo de vida ayurveda é um exemplo de prática que visa a boa alimentação e qualidade de vida. Com mais de 5 mil anos de existência, e origem na Índia, essa técnica tem ganhado popularidade no Brasil desde os anos 1980. Foi a partir desse hábito que se originou a medicina ayurvédica. Desde 2017, o Ministério da Saúde, por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), incluiu a ayurveda ao Sistema Único de Saúde (SUS) no intuito de reforçar as práticas integrativas para a prevenção de problemas de saúde.

Para seguir esse estilo de vida, é necessário ter tempo para observar o próprio corpo e perceber o que ele necessita, a fim de melhorar a saúde e bem-estar. O estilo de vida ayurveda integra, aos poucos, os seres humanos à natureza e também preza por uma boa alimentação – o que também aconselha o Guia Alimentar da População Brasileira, produzido pela USP. A recomendação diz para que haja um intervalo de tempo suficiente entre as refeições para que o organismo consiga fazer a digestão.

“O ayurveda nasceu da observação dos seres vivos e da natureza e não das regras de algum livro. Você deve se observar e perceber como o seu corpo age”, afirma Leo Farah, especialista na prática milenar. Ele também complementa ao dizer que é preciso “conhecer como o seu corpo funciona no verão, inverno, outono e primavera”, incluindo os períodos do dia – manhã, tarde ou noite.

“Conhecer a sua digestão, alimentação e local onde você vive são conceitos básicos desse estilo. Todo excesso é prejudicial para a saúde”, alerta Leo. Os que seguem a técnica ayurveda, reforça o especialista, estão em busca de equilíbrio mental e corporal, como pensamentos positivos, meditação e qualidade de vida. Manter o corpo em movimento para aumentar o poder digestivo facilitará ainda mais a digestão.

Há 6 anos Leo Farah atende em seu consultório pessoas à procura de orientações sobre esse estilo de vida. Mais informações no Instagram: @portalayurveda.

Website: https://www.youtube.com/channel/UCTYSs-ANG_pjJvcPX7lUCsA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *