Curitiba, PR 2/6/2021 – É 100% seguro, nem um pouco invasivo, afinal não é uma cirurgia, não requer anestesia e é totalmente indolor

O tratamento é a mais recente tendência entre aqueles que desejam melhorar a estética do sorriso, explica dentista

Muitos brasileiros, inspirados pelo sorriso perfeito de celebridades e digital influencers, têm apostado nas facetas dentais em resina para conquistar dentes mais bonitos, brancos e alinhados. O tratamento tem sido um dos mais buscados em consultórios odontológicos nos últimos anos. Entre 2015 e 2019, os gastos com procedimentos odontológicos estéticos triplicaram, segundo a Sociedade Brasileira de Odontologia e Estética (SBOE). Além disso, Brasil ocupa o 2º lugar mundial em realização de mudanças odontológicas.

Para profissionais da área, a pandemia também vem contribuindo para acelerar essa procura. “As pessoas têm passado longos períodos em redes sociais expondo suas imagens, participando de lives, reuniões por videoconferências, o que aflorou a necessidade de melhorar a aparência do sorriso ou corrigir alguma imperfeição nos dentes”, aponta a Cirurgiã-Dentista Dra. Brenda Costa Lopes, especializada em Harmonização Estética do Sorriso com Facetas e Lentes de Contato Dentais em Curitiba.

Ela ainda revela: “Oito em cada dez pacientes que chegam até meu consultório estão insatisfeitos com a estética dos seus sorrisos e as maiores queixas dizem respeito à cor, forma ou alinhamentos dos dentes. Sem dúvida, muitos sentem vergonha de sorrir em público, tirar uma simples foto, o que prejudica suas relações pessoais e até no trabalho”.

O que são as facetas em resina e como funcionam?

Em resumo, as facetas são como lâminas ultrafinas esculpidas com resinas compostas sobre os dentes naturais. Elas agem como uma “capa” em toda a arcada dentária ou em apenas alguns dentes, permitindo cobrir manchas, fraturas, além de corrigir formatos irregulares e coloração.

Questionada sobre a duração do tratamento, a Dra. Brenda Lopes afirma que dependendo do caso, o procedimento pode ser realizado em apenas um dia, sem necessidade de desgaste dentário, se comparado com as facetas de porcelana. “O tratamento com resinas é mais rápido do que o de porcelana e costuma ser concluído em cerca de 4 a 6 horas. São mais indicadas para casos de maior complexidade, como em pessoas que sofreram fraturas, têm manchas escuras ou possuem grandes espaços entre os dentes”. A profissional complementa: “Além disso, esse tipo de material é mais acessível do que as facetas de porcelana e proporciona resultados igualmente satisfatórios. Assim, é 100% seguro, nem um pouco invasivo, afinal não é uma cirurgia, não requer anestesia e é totalmente indolor”.

Uma das dúvidas mais frequentes a respeito das facetas em resina é sobre se o produto pode cair ou quebrar facilmente, então, mesmo sendo ultrafinas, elas possuem alta resistência. Mas de acordo com a cirurgiã-dentista, assim como os dentes naturais, as facetas também estão sujeitas a danos diante de alguns hábitos nocivos como roer unhas, morder pontas de caneta ou ranger os dentes.

Outra grande preocupação por parte dos pacientes diz respeito ao resultado final, alguns se questionam se após o procedimento o sorriso ficará com aspecto artificial. Segundo a Dra. Brenda Lopes, essa expectativa deve ser alinhada previamente entre paciente e dentista. Alguns pacientes optam por facetas maiores com coloração exageradamente branca, já outros preferem um aspecto mais discreto e natural. “O resultado final leva sempre em consideração a preferência pessoal de cada paciente, mas também a habilidade e o bom senso estético do profissional dentista para projetar um sorriso que harmonize com as características anatômicas faciais do paciente”, acrescenta a doutora.

Por fim, a profissional orienta a quem deseja realizar o tratamento sobre a importância de se realizar uma avaliação clínica antes: “O primeiro passo é o correto diagnóstico das necessidades específicas do paciente, por meio da avaliação, pois cada sorriso é único. É essencial também buscar profissionais qualificados e experientes que façam uso de bons materiais, a fim de não trazer riscos à saúde bucal do paciente”.

Website: https://www.brendalopes.com.br/

Deixe o seu comentário