São José dos Campos – SP 16/11/2021 –

A unidade do Grupo Solví é uma das que mais se destaca nos quesitos de circularidade no Vale do Paraíba

Localizada na cidade de São José dos Campos, região do Vale do Paraíba, UVS Essencis Ecossistema opera a tecnologia de aterro sanitário desde 1985 no recebimento de resíduos classe I e classe II A e B. Até o momento, a unidade já tratou e destinou cerca de 1,5 milhões de metros cúbicos de resíduos.

No início de 2021, com a estruturação da área de Economia Circular e Sustentabilidade e a criação da metodologia SOLcircular, a UVS mapeou os seus processos e entendeu quais eram as oportunidades de implantação para aumentar o nível de circularidade, garantindo a sustentabilidade ambiental.

“Internamente o SOLcircular se apresenta como ferramenta de gestão e as UVS são fundamentais para o posicionamento ESG e de Economia Circular da companhia”, destaca Ariane Mayer, Gerente de Sustentabilidade e Economia Circular.

Foram identificadas diversas oportunidades, dentre elas: implantação de células voltaicas/luz solar para abastecimento da unidade e venda de excedente e captação de águas pluviais para reuso interno.

Com base nas oportunidades, a UVS elaborou cronograma em que aproximadamente 65% das oportunidades serão implantadas nos próximos 6 meses, com previsão de conclusão até junho de 2022.
Uma das oportunidades em execução é o projeto de implantação de 98 unidades de placas solares, com geração média de 4.375kWh, que trará diversos benefícios, como baixo impacto ambiental e energia de fonte limpa.

A UVS teve a primeira iniciativa por meio da implantação do projeto de captação de águas pluviais, com limite de armazenamento imediato de 30m³ e instalação de 3 pontos de captação (caixas d’água). Com esta ação, reduziu o consumo de água e contribuiu no reaproveitamento para a umectação das vias internas.

Além disso, ações simples, como a substituição de copos plásticos por canecas de alumínio para café e caneca de porcelana para água para 100% dos funcionários, foram implantadas e, hoje, já é uma cultura da UVS.

Ações em relação aos recicláveis – logística reversa

Todos os materiais mapeados pela metodologia SOLcircular no processo de logística reversa foram avaliados, classificados e encaminhados para destinação através da venda para fornecedores, encaminhamento à cooperativa e até mesmo destinados para reutilização na planta, como bags e rafias.

Ganhos do projeto

De acordo com a percepção da coordenadora da UVS, Ana Carolina Luongo, “a empresa tem a oportunidade de dar uma nova utilidade aos recursos já existentes em sua operação, através da otimização da utilização de matérias-primas, menos desperdício, aumento da geração de empregos, maior eficiência operacional, crescimento econômico, conscientização da população, consumo cauteloso e consciência ambiental, que é a atividade principal da empresa”.

Website: https://www.solvi.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *