São Paulo, SP 31/5/2021 –

Detecção de eventos e ações geradas por inteligência artificial contribuem com a segurança, processos e assertividade na tomada de decisões

As soluções de monitoramento de vídeo desempenham papel fundamental para evitar e resolver problemas e desafios operacionais complexos ligados à segurança de ativos e pessoas na indústria de geração e transmissão de energia. Vão além da segurança para atuar, também, em outras diversas aplicações, como monitoramento e apoio à operação de equipamentos e acompanhamento de processos.

Desenvolvidos com inteligência artificial os analíticos de vídeo embarcados em sistemas de segurança eletrônica, têm colaborado com o aumento da performance das companhias do segmento elétrico. A tecnologia utilizada nesse mercado parte de um sistema integrado que capta e analisa os dados obtidos em videomonitoramento e por meio deles é possível prever, acompanhar e atender a uma série de ações.

Essa possibilidade de ir além traz o benefício de usar melhor os recursos contratados, importante tanto na prevenção de incidentes, roubos e invasões, quanto no controle de circulação de pessoas – quem pode e quem não pode entrar em determinadas áreas da estação de energia – e, ainda, verificar o cumprimento de processos e regras, como, por exemplo, a utilização correta dos equipamentos de proteção individual (EPIs). Mais recentemente, considerando o cenário de pandemia, sistemas permitem também que as empresas estejam em conformidade com práticas de prevenção e medidas de segurança sanitária, através de aferição de temperatura, controle de uso de máscaras e manutenção do distanciamento entre as pessoas.

Segundo Mario Tranche, especialista da área de engenharia de soluções da Avantia , uma das empresas líderes em tecnologia para segurança no Brasil, muitos locais de geração e transmissão de energia são inóspitos e de difícil acesso e oferecem riscos à vida humana e alto custo para deslocamentos e acesso. “Ao verificar e acompanhar essas áreas em tempo real, torna-se possível minimizar diversos riscos e responder a emergências de maneira mais rápida e eficaz”, diz.

Tranche menciona que um sistema de videomonitoramento inteligente pode, ainda, acompanhar as manobras de operação, como o trabalho de funcionamento de disjuntores, por exemplo, o que anteciparia uma possível falha e aceleraria uma tomada de decisão e resposta a possíveis emergências. “O sistema integrado permite verificar de maneira prévia ou simultânea algum problema que pode comprometer a geração, a transmissão ou ainda a distribuição de energia.

Por meio dos resultados oferecidos pelo sistema inteligente, um operador de controle pode focar em situações reais de perigo ou atenção, contribuindo com a gestão de tempo e de maneira indireta com a performance da operação institucional. As vantagens do videomonitoramento inteligente observadas nas companhias de energia envolvem a redução de perdas, mitigação de roubos e vandalismo, acompanhamento de processos em tempo real e apoio às operações diárias do sistema, além do controle de acesso aos locais.

Website: http://www.avantia.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *