Caxias do Sul – RS 1/6/2021 – Como aprimorar os sentidos para os aromas de vinhos e espumantes.

O Kit Aromas é composto por vários pequenos frascos que servem para treinar e armazenar aromas presentes nos vinhos na memória olfativa, permitindo a relação entre o cheiro e o que ele representa. Este treinamento vai permitir uma identificação mais clara no momento de degustação de vinhos e espumantes.

É chamado de memória olfativa o momento em que algum cheiro remete a certa lembrança de alguma pessoa, ocasião ou comida. Através da memória olfativa é possível, por milésimos de segundos ligar um aroma às memórias.

Para auxiliar a treinar e armazenar aromas presentes nos vinhos na memória olfativa, a Boccati desenvolveu um produto – Kit Aromas. O mesmo é composto por vários pequenos frascos que servem para aprofundar a relação entre o cheiro e o que ele representa. Este treinamento vai permitir uma identificação mais clara no momento de degustação de vinhos e espumantes.

Para uma pessoa que pretende tornar-se um sommelier ou mesmo aprimorar suas qualidades de enófilo, a memória olfativa deve estar sempre em desenvolvimento e treinamento. Afinal, alguns cheiros não são tão comuns, como por exemplo, o de toranja (pomelo) ou de cassis. Outros já são bem comuns como pedra molhada (quando a chuva bate na pedra) ou de maracujá. Ao colocar o nariz na taça a enxurrada de nomes deve vir rapidamente na cabeça – Maçã verde? Lírio? Frutas vermelhas? Cedro? Café? Nozes? Baunilha?

Há diferentes modelos de Kit Aromas, com seis, 10, 12 e até 24 frascos com cheiros diferentes que podem ser encontrados em vinhos e espumantes. Independente da quantidade de frascos, todos tem o intuito de fazer com que seja praticado o reconhecimento do aroma, e isto pode ser feito de duas formas:

Para criar a memória olfativa é indicado que escolha um frasco, sabendo o nome do aroma e aplique a essência em um pequeno pedaço de papel (300g) e após alguns minutos, sinta-o e memorize-o, isso vai permitir a aprendizagem de identificar os aromas.

Para praticar a memória olfativa é indicado que sejam escolhidos alguns frascos “às cegas”, e faça o mesmo procedimento de aplicar em pedaços de papel diferentes para tentar descobrir qual aroma é cada um deles, treinando a memória olfativa com os aromas que já foram sentidos anteriormente.

O Kit Aromas é um produto pensado para os enófilos que querem evoluir suas habilidades de degustação e avaliação de vinhos. Além de incentivar a memória olfativa é também, uma opção de presente para enófilos, sejam iniciantes ou até mesmo sommeliers formados.

Website: https://www.boccati.com.br/busca?search=kit+aromas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *