Santa Rosa, Rio Grande do Sul 24/5/2021 – “7 em cada 10 brasileiros estão endividados. A família e a escola tem dificuldades em ensinar educação financeira. Esse é o nosso propósito” Felipe Diesel

Solução criada pela Yours Bank receberá aporte financeiro para ir a mercado.

Facilitar o acesso ao sistema bancário para crianças e adolescentes – este é o objetivo da plataforma Yours Bank, startup selecionada no começo de maio para receber o aporte financeiro e aceleração da VENTIUR em parceria com os seus veículos de investimento Hélice e Fundo20. A intenção da empresa, que está em processo de expansão, é chegar ao patamar de 100 mil usuários da plataforma ainda esse ano.

O CEO e um dos fundadores da Yours Bank, Felipe Diesel, comentou que a solução não se trata apenas de um banco digital. Explica que o aplicativo, além de oferecer o primeiro cartão de crédito pré-pago para crianças e adolescentes poderem efetuar compras em lojas físicas ou na internet tanto no Brasil, quanto no exterior, contribui também para o processo de liberdade e autonomia dos mais jovens, tudo isso em uma plataforma de educação financeira.

Dentro desse contexto, a solução também disponibiliza uma série de conteúdos abordando os principais conceitos desse tema, o que inclui dicas de investimentos e informações sobre mercado de financeiro e bolsa de valores. “Contamos com um aplicativo para pais e filhos, em que os filhos podem utilizar dinheiro enquanto aprendem. Ao criar objetivos, simular investimentos e utilizar o seu próprio cartão para fazer compras, o filho aprende de maneira real como funciona o sistema financeiro”, enfatizou o CEO.

Segundo o empreendedor, a plataforma oferece aos pais a oportunidade de acelerar o amadurecimento de seus filhos, criando neles responsabilidades de uma forma rápida e prática. “Os jovens, mesmo estando desbancarizados, já consomem produtos em diversas plataformas físicas ou virtuais, seja com dinheiro ou utilizando o cartão de familiares. Com a nossa solução estamos oferecendo a eles uma forma de acesso a esses serviços, sempre com a supervisão e consentimento dos pais que, inclusive, podem estipular limites de compras”, observou o CEO.

Diesel detalhou também algumas vantagens da utilização da plataforma. Para os pais, o app oferece funcionalidades como o pagamento da mesada totalmente de forma digital, bem a possibilidade de efetuar transferências financeiras entre contas e o acesso ao extrato de gastos do seu filho. Em caso de necessidade, o responsável ainda poderá efetuar o bloqueio do cartão via aplicativo. Por sua vez, para os filhos, a solução permite que além de receber a mesada, eles possam aprender a administrar o seu dinheiro, criando metas e economizando valores. Ainda é possível simular investimentos, tudo de forma prática e funcional.

Pais têm papel fundamental na educação financeira dos filhos

O CEO comentou também que a educação financeira é algo de extrema importância na vida dos mais jovens, em especial quando o Brasil detém a desconfortável marca de sete em cada 10 pessoas endividadas, de acordo com pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). “A maioria deles (endividados) acima da sua capacidade de pagamento. A família tem dificuldades e a escola não consegue ensinar educação financeira para essa meninada. E esse é o nosso propósito”, ressaltou Diesel.
Segundo o mesmo estudo, o número de famílias endividadas no país alcançou o recorde histórico em abril deste ano, se igualando ao mesmo nível de agosto de 2020. Tanto as famílias de maior renda quanto as de menor poder aquisitivo ampliaram as dívidas feitas por meio do cartão de crédito, segundo levantamento. Essa modalidade de pagamento atingiu o recorde histórico de 80,9% do total de famílias brasileiras.

A pandemia da Covid 19, que atingiu todo o mundo em 2020, levou a grande maioria da população brasileira a perceber que sua renda é insuficiente para cobrir seu custo de vida. No entanto, as adversidades impostas pela crise sanitária também inspiraram o brasileiro a pensar mais no futuro, buscando a educação financeira e formas de programar sua aposentadoria, segundo pesquisa do Instituto Locomotiva e da Xpeed.

E como surgiu a Yours Bank?

A empresa surgiu em 2020, na cidade de Santa Rosa, na região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Na oportunidade, Diesel e o sócio, Willian Santos, ambos com passagem por empresas dos setores financeiros e de serviços, apostaram na criação de um plataforma voltada à educação financeira de crianças e adolescentes. A versão beta do aplicativo foi apresentada aos primeiros usuários em novembro, com a proposta de oferecer aos pais a possibilidade de disponibilizarem aos filhos um cartão pré-pago, onde por meio deste poderiam receber sua mesada e efetuarem compras.

A iniciativa fez tanto sucesso que pouco mais de dois meses após seu lançamento, no final de janeiro deste ano, a empresa já havia conseguindo duplicar o número de usuários da plataforma, em especial aqueles da faixa etária entre 12 e 15 anos. A Yours Bank seguiu registrando crescimento nos meses seguintes, e em março, foi uma das startups selecionadas pela VENTIUR para a etapa de Warmup – que é uma etapa de pré-aceleração – do processo de seleção do #GoHard. No mês seguinte, a empresa foi selecionada para fazer parte do portfólio de startups da aceleradora.

E os aportes financeiros que a empresa irá receber durante o processo de aceleração já têm destino certo. O CEO revelou que os recursos permitirão que a startup consiga implementar seu plano de expansão em 2021, o que inclui a consolidação da plataforma, e a ampliação de sua base de usuários, que hoje está na faixa de sete mil. Deste montante, cerca de 20% são clientes ativos.

“Vamos fazer o reposicionamento de marca com foco ainda no público jovem, fortalecendo nossas ações de marketing e vendas para atração de novos clientes”, revelou o empreendedor.

Website: https://yoursbank.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *