Anápolis 27/5/2021 –

Médico do Laboratório Teuto orienta sobre os cuidados na hora de escovar os dentes

Com a pandemia do novo Coronavírus, uma das maiores preocupações é cuidar da higiene pessoal, principalmente das mãos. Mas a higiene bucal também deve ser intensificada, já que uma das portas principais de entrada do vírus é pela boca. O cuidado redobrado com a higiene é de essencial para a saúde bucal, que ajuda a prevenir também outras doenças.

Manter uma boa higiene bucal é também uma importante forma de prevenção de doenças nesta pandemia. “As mãos são imprescindíveis para o uso do fio dental, do higienizador da língua e da escova de dentes, é fundamental que estejam bem limpas, para que possamos levá-las até a cavidade bucal”, explica o médico responsável pelo Laboratório Teuto, Dr. Nirley Moreira.

Dr. Nirley reforça que o estado de saúde do paciente que contraiu a Covid-19 pode ser agravado, caso sua higiene bucal não seja realizada da maneira correta. Ele lembra que uma boa higienização da boca pode evitar, principalmente, problemas pulmonares que tornam a doença ainda mais perigosa.

“É imprescindível que façamos a higienização correta da língua e de todos os dentes, com um cuidado muito especial com os molares, aqueles que ficam mais próximos da garganta, para evitar a pneumonia por aspiração”, destaca.

Escova nas empresas

Dr. Nirley revela a importância da escovação diária dentro das empresas, seguindo as medidas preventivas. “É necessário que as pessoas abram as torneiras usando o cotovelo, lavem as mãos com água e sabão, não deixem materiais de higiene pessoal em cima da pia, além de higienizarem a escova após esse processo. É importante colocarem a máscara imediatamente e evitarem qualquer proximidade com os colegas de trabalho”, destaca o médico, seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Outro alerta é para a troca da escova dental, que deve ser feita sempre que uma pessoa estiver se recuperando de alguma infecção, para evitar risco de recontaminação, além do uso diário do fio dental e do enxaguante bucal.

O médico diz que essas medidas são específicas para a higiene bucal durante esse período do novo Coronavírus, mas que devem ser levadas para o resto da vida, já que a qualquer momento as pessoas podem ser infectadas por outros vírus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *