Virtual 2/6/2021 –

Setor mineral vai aumentar contratações de produtos e serviços como contribuição para movimentar a economia e gerar empregos em diversos setores. Mais de 220 empresas já se inscreveram gratuitamente para a etapa de seleção às rodadas de negócio.

Empresas e prestadores de serviços de diversos setores e de todo o país podem participar, gratuitamente, da seleção para rodadas de negócio com várias mineradoras agora em junho. É a oportunidade para abrir canal direto com a área de suprimentos dessas companhias em reuniões virtuais exclusivas. As inscrições vão até esta 6ª feira, 4 de junho.

As rodadas integram a programação da 2ª edição do e-Mineração: Evento de Negócios, que também terá lives, pitches para startups e palestras. Podem se inscrever para a seleção às rodadas de negócio fornecedores do atacado, do varejo, da indústria ou do setor de serviços. O e-Mineração será realizado nos dias 16 e 17 de junho.

Oportunidades abertas para fornecedores de vários segmentos

As mineradoras contratam produtos e serviços de diversas naturezas, não apenas os relacionados à geologia e máquinas para lavra e beneficiamento de minérios. Serviços de alimentação, de saúde, de segurança e monitoramento, de consultoria, comunicação, transporte, serviços jurídicos, ambientais ou financeiros, logística, equipamentos modernos, soluções energéticas, peças de reposição, caminhões, guindastes são alguns exemplos do que essas companhias buscam.

A organização do e-Mineração é do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), com apoio direto de várias entidades, empresas e órgãos de governo. A proposta do setor mineral, informa Flávio Ottoni Penido, diretor-presidente do IBRAM, “é apresentar uma contribuição extra para movimentar a economia na pandemia, ao promover negócios e elevar a arrecadação tributária, repercutindo na geração de empregos em várias localidades”.

220 empresas já se inscreveram. Inscrições para rodadas de negócio são gratuitas.

Mais de 220 empresas de vários setores já se inscreveram para a etapa que vai selecionar dezenas delas para negociar diretamente com as mineradoras. Até esta 4ª feira (2/6), 13 mineradoras – ou empresas que têm mineração entre seus negócios – haviam confirmado participação nas rodadas: Alcoa; AngloGold Ashanti; ArcelorMittal Brasil; Ferro + Mineração SA; Gerdau; Jaguar Mining; Kinross Mineração; Mineração Usiminas; Nexa Resources; Taboca Mineração; Vale SA; Vanádio de Maracás; Votorantim Cimentos.

O IBRAM espera a adesão de mais mineradoras nestes próximos dias.

Flávio Penido explica que a mineração industrial anuncia investimentos de US$ 38 bilhões para o período 2021-2025, um dos maiores aportes no país. E parte desse valor expressivo já está sendo direcionado aos negócios com fornecedores no longo prazo.

18.000 participações na 1ª edição

A audiência da 1ª edição do e-Mineração, em julho de 2020, envolveu dezenas de milhares de pessoas, que se inscreveram e participaram efetivamente da programação e das rodadas de negócio: 18.000 participações; 6,1 mil participantes de várias partes do país; 27 lives; 12 palestras técnicas; 15 pitches de startups; 31 apoios institucionais – tudo com mais de 40 horas de compartilhamento de conteúdo sobre a #MineraçãodoBrasil.

Programação do e-Mineração 2021

Além das rodadas, a edição 2021 do e-Mineração também terá ampla programação gratuita ao público em geral. Para participar do evento é só fazer a inscrição gratuita pelo site oficial do evento. “As lives da programação vão refletir o momento e as perspectivas da indústria da mineração para o público em geral. A gestão do IBRAM está focada em promover uma transformação na mineração brasileira, reforçando os valores relacionados à sustentabilidade, que envolvem desde o cuidado com o meio ambiente até o relacionamento respeitoso e próximo às pessoas; capaz de gerar ainda mais benefícios e reflexos positivos na vida de todos”, diz Flávio Penido.

O evento terá ambientes coletivos online para vários eventos, com participação aberta ao público: pitches para startups, palestras técnicas e comerciais e lives sobre temas de grande relevância para o setor neste momento.

A abertura será às 8h30 do dia 16/6. Em seguida, das 9h às 12h, serão apresentadas as primeiras lives:

• O futuro da energia (renovável) e a mineração
• Oportunidades e Financiamentos para o Setor Mineral
• Mercado de Crédito de Carbono e a experiência das empresas de mineração
• Políticas de Diversidade e Inclusão na Exploração Mineral

Patrocinador

Mineração Vale Verde (patrocínio Master) e Arcelor Mittal (Apoio).

Apoiadores Institucionais

ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos; ABM – Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração; ABPM – Associação Brasileira de Preservadores de Madeira; ACMINAS – Associação Comercial e Empresarial de Minas; ADIMB – Agência para o Desenvolvimento e Inovação do Setor Mineral Brasileiro; CETEM – Centro de Tecnologia Mineral; FIEB – Federação das Indústrias do Estado da Bahia; Serviço Geológico do Brasil; FIEPA – Federação das Indústrias do Estado do Pará.

Apoios Editoriais

Os seguintes veículos de comunicação apoiam o e-Mineração: revistas Agregados Online; Brasil Mineral; Eae Máquinas; In The Mine; sites Brasil Mining Site; Revista Mineração & Sustentabilidade; Conexão Mineral; Panorama Minero/ Notícias de Mineração Brasil.

Website: https://ibram.org.br/evento/e-mineracao/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *