6/5/2021 –

O ar comprimido é utilizado na indústria como fonte de energia para processos produtivos. Sua utilização permite a automação de processos e, por isso, oferece ganhos, como a produtividade. Ainda assim, surge uma preocupação: sustentabilidade

Produtividade e qualidade são pontos essenciais para diferentes mercados, incluindo as indústrias. Por esse motivo, o ar comprimido foi utilizado como ferramenta de processos produtivos. Porém, nos últimos tempos, devido à crescente preocupação com o meio ambiente e sustentabilidade, e com o aumento gradativo dos preços da eletricidade, a redução do consumo de energia dos sistemas de ar comprimido tem se tornado preocupação para todas as indústrias que o utilizam.

Atualmente, a sustentabilidade é uma questão para consumidores. Dados disponibilizados pela Union + Webster apontaram que 87% dos brasileiros dão preferência a produtos e serviços que não agridem o meio ambiente. Além disso, 70% dos entrevistados declararam optara pelos produtos sustentáveis mesmo que eles sejam mais caros do que os similares.

Dessa forma, corporações voltam seus olhares para a questão. Uma pesquisa realizada pela Aberje revelou que 74% das empresas investem na sustentabilidade para reforçar sua imagem e reputação, comprometendo-se com causas de interesse comum; 55% deseja ajudar pessoas das comunidades ao entorno e, por fim, 47% deseja cumprir a legislação e evitar passivos futuros.

Com isso, surge a questão: “como ter um sistema de ar comprimido de maior eficiência, sem aplicação de grandes recursos, de pessoal e investimento, e sem perder o foco no negócio da empresa?”

Sistema de ar comprimido 

“Manter um sistema de ar comprimido eficiente requer trabalho. Começa com a correta escolha de um compressor – que pode ser um desafio num mercado repleto de opções de marcas e modelos”, diz Nelson Cueva, sócio-fundador da HBR. “Depois, temos a definição de um sistema de tratamento do ar comprimido avaliando as necessidades da produção e a seleção dos equipamentos adequados. Uma vez definidos os equipamentos, inicia-se o projeto da sala de compressores e da rede de distribuição”, explica o empresário.

Esta etapa pede pela avaliação das instalações elétricas, dimensionamento de painéis e tubulações de ar comprimido, cálculos de perda de carga, sistemas de resfriamento, bombas para a circulação de água, sistemas de ventilação da sala e outros detalhamentos exigidos no projeto.

“Alinhado com a Indústria 4.0, o sistema de ar comprimido deve ser automatizado. Isso demanda um projeto de automação, instrumentação, desenho de redes de comunicação, plataformas de monitoração e controle e sistemas de gerenciamento de energia. É preciso manter o sistema operando da maneira mais eficiente, sem paradas no fornecimento de ar comprimido”, diz. Parte deste trabalho é a manutenção dos equipamentos, com as atividades preventivas, aquisição de peças de reposição, trocas de peças e gestão de pessoal. 

Fornecimento de ar comprimido

Avaliando o mercado e suas necessidades, a HBR criou o Air Delivery. O formato de fornecimento de ar comprimido foi desenvolvido para empresas que procuram eficiência energética, redução de custos operacionais, disponibilidade de ar comprimido e a oportunidade de manter os seus processos de produção sem ter a preocupação com a sala de compressores e outras dores de cabeça relacionadas a um sistema de ar comprimido.

A HBR assume 100% a responsabilidade do sistema de ar comprimido, entregando a vazão necessária, na pressão correta e com o ponto de orvalho requerido, com o menor consumo de energia. Além disso, também prevê e retém riscos que podem paralisar a operação.

“Temos uma equipe de manutenção dedicada e exclusiva. Ela é responsável pela manutenção preventiva e preditiva dos equipamentos, garantindo a operação contínua, sem interrupções. Todos os sistemas Air Delivery possuem equipamentos reserva prontos para entrada em operação automaticamente em caso de uma parada inesperada”, explica.

Durante o período de contrato a HBR aprende como a sua empresa consome o ar comprimido e indica como reduzir as perdas de carga da rede de distribuição, como reduzir os vazamentos e como melhorar os sistemas de controle e gerenciamento, tornando o sistema cada vez mais eficiente.

Menor consumo de energia

“Pensando em detalhes de como obter as menores perdas de carga, sistemas de resfriamento de circuito fechado para melhor eficiência dos resfriadores, sistemas de recuperação de calor, além de controladores e gerenciadores de energia, criamos essa solução”, explica. A redução no consumo de energia pode chegar em até 35%. De forma paralela, a sustentabilidade se faz presente. 

Desde 2002 a HBR oferece o Air Delivery. São 15 instalações de grande porte atendidas, com 100 equipamentos em operação. Totalizando 1 milhão de kW instalados, a HBR tem a maior rede de ar comprimido da América Latina.

Já foram economizados 1.000.000.000 MW de energia para os clientes Air Delivery contribuindo com uma redução de 1.000.000 de toneladas de CO2 na atmosfera.

Também são utilizadas torres de resfriamento de circuito fechado, que requerem uma quantidade menor de água de reposição e têm baixa contaminação da água. Com isso 100.000 litros de água foram poupados e deixados de ser descartados poluindo o ambiente. 

Para saber mais sobre a solução, basta acessar: https://hbr.net/aluguel/air-delivery/

Website: https://hbr.net/aluguel/air-delivery/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *