São Paulo 19/5/2021 – O espanhol tem ganhado muita importância e como o “portunhol” não é mais aceito, a busca por aprender o idioma na internet aumentou.

Estudos mostram que o número de pessoas que estudam espanhol vem crescendo no mundo todo e cada vez mais, mais pessoas têm adotado a internet como opção para aprender o idioma.

De acordo os últimos dados da Ethnologue, estudo realizado anualmente pela Summer Institute of Linguistics, embora existam mais de 7.000 idiomas no mundo, metade da população se concentra em apenas 20 deles. Em relação ao número de falantes nativos, o primeiro lugar é ocupado pelo Mandarim, principal idioma usado na China, por quase 1 bilhão de pessoas.

Em segundo lugar está o idioma espanhol, língua materna de mais de 470 milhões de pessoas divididas em 21 países que o têm como língua oficial. Já somando todos os falantes, incluindo os nativos, estudantes e fluentes, o idioma espanhol fica em terceiro lugar, atrás do mandarim e do inglês.

Essa relevância numérica e geográfica talvez explique o motivo pelo qual o estudo do espanhol vem crescendo em todo mundo. Um exemplo disso é que em 2019, pela primeira vez, o espanhol superou o francês e foi a segunda língua mais usada pelos estudantes britânicos nos exames pré-universitários do Reino Unido, segundo dados do Joint Council for Qualifications, instituto inglês que aplica provas de seleção para estudantes. 

Mas não é só no Reino Unido que o estudo do espanhol tem ganhado relevância. Segundo dados do Instituto Cervantes, órgão oficial do governo da Espanha que cuida da língua, nos Estados Unidos o espanhol é a língua estrangeira mais estudada, colocando o país na primeira posição entre os países com o maior número de estudantes de espanhol, com 8 milhões de alunos. 

Ainda de acordo com o estudo, o Brasil ocupa o segundo lugar com o maior número de estudantes de espanhol (6,1 milhões), e vem ganhando espaço entre pessoas que desejam viajar para outros países, estudar fora, ou ter mais chances no mercado de trabalho. “O espanhol segue sendo um idioma de potência no Brasil, devido a forte vinculação que existe com a Europa, as relações econômicas e culturais com os países do entorno, MERCOSUL, além de ser cada vez mais importante a presença da comunidade hispânica na Estados Unidos”, afirmou  Juan Carlos Vidal, diretor do Instituto Cervantes de São Paulo, em um evento celebrado pela instituição, denominado “O idioma espanhol no Brasil. Desafios e Oportunidades”, que reuniu especialistas dos setores acadêmicos e corporativos, relacionados com o mundo do espanhol no Brasil.

Aprender online pode ser uma opção para adultos

Com a crescente da importância do espanhol, brasileiros que estão procurando cursos para aprender o idioma, encontram na internet várias soluções como aplicativos, canais no YouTube e cursos online. A professora Driéli Sonaglio, que ensina espanhol na internet desde 2014, notou que em razão da flexibilidade que a internet proporciona, cada vez mais as pessoas estão utilizando a rede para aprender o idioma.

“As buscas por aprender espanhol pela internet cresceram muito nos últimos anos, e a principal razão é porque a internet é uma boa opção para pessoas que precisam conciliar estudo com trabalho e outras tarefas”, explica a professora Driéli, fundadora da Espanhol de Verdade, escola online especializada no ensino do espanhol para adultos. “Eu dava aulas em escolas de idiomas, mas percebia que os horários dos cursos, assim como sua metodologia, muitas vezes eram voltados para crianças e adolescentes. Já o estudo pela internet proporciona mais flexibilidade para pessoas que trabalham, têm filhos ou outros compromissos”, continua a professora.

Para criar suas aulas, focadas em jovens e adultos, a professora tenta sempre entregar o conteúdo de forma criativa e divertida em suas redes sociais como Instagram e YouTube, e algumas vezes no ano ela e sua equipe criam eventos especiais e gratuitos, com aulas para promover o estudo do espanhol.

Um desses eventos online e gratuitos, a Semana do Espanhol de Verdade, já contou com a participação de mais de 1 milhão de brasileiros. Na Semana do Espanhol a professora mescla o ensino de espanhol com estratégias de estudo e também informações culturais sobre a língua e países que falam espanhol.

Já a Jornada Espanhol de Verdade, o novo evento online criado pela professora, é um minicurso gratuito e interativo, 100% online e ao vivo, onde os alunos aprendem espanhol ao acompanhar a jornada de uma personagem vivendo diversas situações fora do Brasil.

Com tantas oportunidades e caminhos para aprender de verdade o espanhol, é fácil entender porque o Brasil encontra-se em segundo lugar com o maior número de estudantes de espanhol.

Website: https://www.espanholdeverdade.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *