Campinas, SP 7/5/2021 – O Scrum consegue agilizar projetos em grandes empresas, onde os processos são bem mais burocráticos.

Surgido em 2001, cada vez mais os princípios do Manifesto Ágil se tornam relevantes para as empresas, independentemente do setor, em um desafiador mundo pós-pandemia.

A maioria das empresas conhecidas como “startups” já adotam alguma abordagem “agile”, como o Lean ou Kanban, na área de inovação, de desenvolvimento e melhoria de produtos, e também para seus times de marketing e vendas.

Os métodos ágeis são processos usados há anos por empresas de desenvolvimento de software, com o objetivo de se tornarem mais competitivas e entregar seus projetos dentro do prazo e mais aderentes com as necessidades dos clientes.

Mas se enganam os que pensam que essas metodologias devam ser exclusividade de startups e empresas de tecnologia, Empresas que ainda não adotam essa abordagem, já estão atrasadas. Segundo especialistas, a tendência é que vários setores incorporem esses princípios para a gestão de seu marketing, vendas e pós-vendas.

Segundo Márcio Bertot, fundador da MB2B℠, no começo da pandemia e com o objetivo de se tornarem mais ágeis e produtivas, várias empresas de diversos setores passaram a olhar especialmente para o Scrum.

Uma das metodologias mais disseminadas, o Scrum, considerada também a mais promissora para Márcio Bertot, “consegue agilizar projetos em grandes empresas, onde os processos são bem mais burocráticos e que contam com gestores mais alinhados a práticas tradicionais da gestão de projetos”.

“Com a adoção e implementação das sprints, um time de marketing, vendas e atendimento ao cliente, pode melhorar muito sua produtividade e volume de entregas mensais. Isso porque os processos acabam se tornando mais reduzidos (as sprints levam cerca de 15 dias para serem feitas) e mais fáceis de acompanhar”.

Quanto à adoção, o tempo de viabilidade e de resposta da implementação depende da experiência do gestor para delegar os papéis, das interações das equipes que realizam os backlogs e executam as sprints.

A MB2B℠ é um serviço de consultoria e gestão que tem como único foco desenvolver estratégias ágeis e com impacto real no crescimento de empresas e startups.

Website: https://www.mb2b.co/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *