4/5/2021 –

A tecnologia auxilia a gestão de obras e gera maior eficiência produtiva, com métodos que mostram-se eficazes no processo construtivo e na competitividade do setor.

O rápido avanço da tecnologia tem contribuído significativamente para o aumento da produtividade de diferentes áreas. O mundo vive a quarta revolução industrial ou também chamada indústria 4.0, onde o foco principal é a eficiência e a produtividade através do uso de tecnologias avançadas e Inteligência Artificial, unindo o físico e o digital para impulsionar as operações. 

Hoje para atender as necessidades do mercado, a indústria precisa ser ágil e na construção civil isso não é diferente. A tecnologia tem sido responsável por impactar a gestão de obras e gerar maior eficiência produtiva, com métodos que mostram-se eficazes no processo construtivo e na competitividade do setor. 

Nesse cenário, as construtoras precisam dar prioridade ao uso das tecnologias para melhorar a qualidade e o desenvolvimento dos produtos e atender as demandas dos seus consumidores. 

Construção civil e economia

A construção civil possui um papel importante na economia porque envolve diferentes atividades que impactam diretamente o desenvolvimento social e econômico do país.

Responsável por grande parte do PIB do Brasil, o setor da construção civil manteve em 2020 uma queda em torno de 3%, mesmo com a pandemia o segmento foi um dos poucos que não parou e o declínio foi menor do que era projetado. Além disso, a área foi a que mais criou empregos em todo o país no último ano, empregando de maneira formal mais de 138 mil pessoas. Para 2021 a previsão se mantém positiva, segundo a CBIC – Câmara Brasileira da Indústria da Construção o segmento deve avançar 4%, o maior avanço já registrado no setor em oito anos.

O ramo imobiliário que anda lado a lado ao da construção civil também possui boas previsões para esse ano. Segundo os Indicadores Imobiliários Nacionais, divulgados pela CBIC em fevereiro de 2021, a intenção de compra para os próximos dois anos atingiu a marca de 41% no mercado nacional, comparado ao mesmo período do ano passado a taxa era de apenas 24%, demonstrando o aumento do desejo de compra por novos imóveis, mesmo em meio ao cenário atual.

Benefícios ao setor

Tanto no Brasil como em Portugal, onde a Qriar Engenharia e a QriarCity atuam respectivamente, o setor da construção civil caminha em direção à evolução. Aliada à tecnologia as incorporadoras trazem maior precisão, aumento da produtividade, segurança e melhor cumprimento de prazos. Benefícios que vão além do  planejamento e geram transparência nas informações para empresas e clientes. 

Os softwares de automação utilizados pelas incorporadoras colaboram em todos os processos, que vão desde a etapa que antecede a obra com a gestão de processos financeiros e planejamento de compras, até a construção e finalização com gestão de estoque, redução de desperdícios e base de clientes. 

Além das ferramentas de automação, alguns equipamentos usados nos canteiros de obras utilizam tecnologia IoT e são conectados à internet, o que facilita o monitoramento em tempo real da temperatura e pressão por meio de sensores conectados à obra. As incorporadoras Qriar também utilizam materiais pré-fabricados que permitem diminuir tempo, recursos e materiais.

 

O futuro das construções 

Pensar no futuro da construção civil envolve enxergar a tecnologia como grande aliada do setor nos próximos anos para continuar investindo em ferramentas e soluções tecnológicas que tragam maior eficiência na produtividade e na tomada de decisões assertivas. 

Com foco no impacto positivo e no legado que os projetos trarão, as construtoras Qriar trabalham para identificar oportunidades de desenvolvimento e alcançar forte presença nos locais em que estão, através da construção de imóveis com alto padrão de engenharia e acabamento para oferecer melhores condições de vida e impactar positivamente a vida das comunidades. 

Em Portugal a previsão da QriarCity é iniciar a obra em Faro – Pateos Serpa Pinto e no próximo ano começar um novo projeto, um empreendimento residencial em Alta de Lisboa. Já no Brasil, a Qriar Engenharia vem trabalhando em uma construção residencial na mesma região do empreendimento Ilha Azul, no Distrito Federal. A expectativa para os próximos meses em ambos os países é positiva tanto para a construção civil como para o mercado imobiliário.

Website: https://2futureholding.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *