São Paulo, SP 23/4/2021 – Algumas distribuidoras de água já conseguem sugerir que o cidadão procure empresas de caça-vazamento, quando há algum problema em relação a aumento de consumo.

O desperdício de água acontece principalmente devido a vazamentos não visíveis, por isso empresas de caça-vazamentos investem em tecnologia para localizar rapidamente e resolver de vez esse problema.

Nos últimos anos, um fato que assusta muitos brasileiros é o desperdício de água. Segundo o site G1 os dados mostram que, em 2015, 36,7% da água potável produzida no país foi perdida durante a distribuição. Já em 2018, o ano mais recente com os dados disponibilizados, o índice atingiu 38,5%. Isso significa que a cada 100 litros de água captada da natureza e tratada para se tornar potável, quase 40 litros se perdem por conta de vazamento nas redes, fraudes, “gatos”, erros de leitura dos hidrômetros e outros problemas, e isso acaba gerando prejuízos, já que não afeta apenas a renda das pessoas, mas também o meio ambiente.

A água é um elemento muito importante para a vida e cerca de 12% da água doce própria para consumo se concentra no Brasil segundo a Agência Nacional de água e Saneamento Básico, mas estudos do Instituto do Trata Brasil aponta que o Brasil é o país que mais sofre com problemas propícios ao desperdício de tal elemento chegando a quase 40% de perda.

Isso significa que a cada 100 litros de água que são produzidos pela natureza, tratada por empresas especializadas e distribuída para consumo, por volta de 40 litros são perdidos por conta de fraudes, erros nas leituras de hidrômetro e, o principal, vazamentos de água.

As consequências disso para os brasileiros

Com tanta perda d’água, as empresas de distribuição acabam tendo prejuízos econômicos, já os cidadãos ficam com um gasto não programado no final do mês. O aumento de consumo sem a utilização é um pesadelo constante na vida de diversas pessoas, pois nada mais desagradável do que receber uma conta com um valor exorbitante, mesmo sem ter consumido. Alguns trabalhadores contam com uma renda mínima mensal por isso, qualquer alteração que tenha nos seus gastos, mesmo que seja um valor mínimo, acaba fazendo muita diferença.

É de se esperar que vazamentos causados através da distribuição de água se tornem algo bem mais com o passar dos meses, pois tal problema pode ser visível ao cidadão, ou não, o que torna uma situação mais séria e é necessário procurar a ajuda de especialistas no ramo de caça-vazamento.

Empresas especializadas

Com o avanço da modernidade, foram surgindo também empresas que são especialistas quando o assunto é vazamento de água. Algumas distribuidoras de água já conseguem sugerir que o cidadão procure empresas de caça-vazamento, quando há algum problema em relação a aumento de consumo nas contas. Para algumas pessoas, empresas de caça-vazamentos em São Paulo ainda são um tabu, mas para quem trabalha com isso ou que já contratou um serviço assim, sabe ser de grande ajuda.

Segundo Wagner Martins da empresa SPmais Caça-Vazamentos, o número de clientes que entram em contato com a empresa preocupados com o aumento de consumo e também com a perda de água, cresce diariamente. Em média, 3 a cada 5 clientes não fazem ideia de que possuem um vazamento em seu imóvel, pensam que pode ser algum erro de leitura ou algum “gato” na ligação de distribuição, mas conforme contratam o serviço da empresa, ficam cientes de que realmente estão pagando por uma água que está sendo perdida.

O impacto do desperdício de água é tão grande que não afeta somente o setor ambiental e econômico, mas afeta também o setor social, já que a cobrança de demanda para cidades grandes é bem maior fazendo com que a população mais humilde seja mais afetada. Nessa questão, Wagner fala sobre como a SPmais Caça-Vazamentos pode ser propensa em atender igualmente todos que precisam.

Como prevenir o vazamento de água

A melhor forma de prevenção contra o desperdício de água é a população ficar atenta em relação aos seus gastos, ficar de olho no hidrômetro de distribuição e usar a água consciente. Em casos de alterações, é necessário procurar ajuda de especialistas em caça-vazamento para que não haja mais surpresas desagradáveis no futuro.

De acordo com Wagner Martins, em alguns casos também é uma prevenção optar por tubulações externas, na qual pode ajudar o cidadão a ficar mais atento à sua água e evitar também as fraudes em ligações de água.

Dessa forma, se vê que o desperdício de água é algo muito sério que envolve toda a sociedade e ainda vai além. Não é possível prever tal perda, mas é possível evitar. Estar atento ao que gasta e saber se reeducar no quesito de gastos de consumo, é algo que os brasileiros precisam fazer diariamente.

Segundo a pesquisa do IBGE, a média de perda de água em sua distribuição, por região no país é:

➡ Norte: 48,3%

➡ Nordeste: 44,5%

➡ Sul: 37,7%

➡ Sudeste: 37,1%

➡ Centro-Oeste: 32,9%

Website: https://cacavazamentosspmais.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *