São Paulo, SP 30/8/2021 – “O Open Banking no Brasil deve desencadear uma maior cooperação entre o sistema bancário e as startups de fintech, resultando em uma melhor oferta de serviços”

A Open Banking Excellence (OBE), comunidade global de conhecimento que impulsiona mudanças no setor de Open Finance, anunciou a criação de uma divisão local no Brasil para apoiar o desenvolvimento e fomentar o crescimento do sistema financeiro aberto no País. O lançamento da OBE Brasil acontece em 1.º de setembro, às 14h (horário de Brasília), com uma sessão gratuita de Campfire, com debates e discussões de especialistas do setor.

Open Banking, ou sistema financeiro aberto, é o processo em que bancos e outras instituições financeiras compartilham dados bancários, transações e outros dados financeiros do consumidor de maneira segura, ágil e conveniente — com o consentimento do cliente.

Criada no Reino Unido, um país pioneiro em Open Banking, a OBE reúne em sua comunidade uma variedade de empresas de serviços financeiros, incluindo fintechs, empresas de tecnologia, bancos e reguladores. Seus membros se reúnem com frequência para aprender, compartilhar histórias, estimular o debate e, acima de tudo, colaborar entre si. A comunidade cresceu rapidamente desde sua criação e desenvolveu com sucesso iniciativas que podem ser facilmente replicadas no Brasil, levando em consideração as exigências e regulamentações locais.

A OBE Brasil desembarca em território nacional em um momento importante no qual o Banco Central do Brasil e instituições financeiras brasileiras se preparam para a implementação total do Open Banking.

“O Open Banking no Brasil deve desencadear uma maior cooperação entre o sistema bancário e as startups de fintech, resultando em uma melhor oferta de serviços e produtos financeiros. Isso atrairá milhões de novos usuários ao sistema financeiro do País e a oportunidade para as fintechs brasileiras é tremenda”, disse Helen Child, cofundadora da OBE. “Acreditamos que o plano do Banco Central promoverá mudanças ainda mais profundas do que as ocorridas no Reino Unido, tornando o Brasil uma nova referência no setor. Estamos extremamente entusiasmados por fazer parte desta história.”

Patrocinada pela Accenture, com apoio da RAiDiAM e FDATA, a OBE iniciará suas operações no Brasil com um Campfire, uma sessão ao vivo que promove debates entre especialistas do setor com o objetivo de inspirar, educar e catalisar o crescimento do Open Finance. O tema desta primeira reunião será “Open Banking no Brasil — Oportunidades, Desafios e Aprendizados”.

O Campfire terá dois painéis: “O Admirável Novo Cenário de Open Banking do Brasil: Barreiras, Oportunidades e Vitórias no Mundo Real”, uma sessão que reúne aqueles que estão na linha de frente para discutir como o País capitaliza as oportunidades, bem como supera os obstáculos existentes com rapidez; e “Do Reino Unido Para o Brasil: Lições Aprendidas Com a Jornada de Open Banking do Reino Unido”, onde o público ouvirá daqueles que têm aberto caminhos, o que aprenderam e como superaram os desafios.

Entre os palestrantes confirmados estão Aristides Andrade Cavalcante Neto, Chefe-Adjunto de TI e Chefe do Escritório de Cibersegurança e Inovação Tecnológica do Banco Central do Brasil; Spencer Mahony, Comissário-Adjunto de Comércio para a América Latina e Caribe no Departamento de Comércio Internacional do Reino Unido; Edlayne Altheman Burr, Diretora Executiva da Accenture; Daniel Globerson, Chefe de Open Banking do Natwest Bank; Imran Gulamhuseinwala, Administrador da Entidade de Implementação de Open Banking; Gavin Littlejohn, Presidente Executivo da FDATA; Ralph Bragg, Fundador e CTO da RAiDiAM.

A OBE Brasil terá um conselho independente, formado pelos principais stakeholders do Open Banking, oriundos de bancos, órgãos reguladores, fintechs, empresas de consultoria e tecnologia. Este conselho atuará no engajamento da comunidade para a adoção de sistemas abertos, além de definir objetivos gerais, estruturas operacionais e buscar fontes de financiamento para o desenvolvimento do setor no Brasil.

Website: https://campfires.openbankingexcellence.org/campfires/open-banking-in-brazil/

Deixe o seu comentário