São Paulo – SP 30/4/2021 –

Há pouco mais de um ano, a pandemia causada pelo novo Coronavírus mudou a rotina dos estudos, trabalho e lazer. Diante do cenário, crescem os cuidados com o lar

O isolamento social fez com que as famílias ficassem mais tempo em casa. Com isso, o lar tornou-se protagonista junto do digital, afinal, trabalho, estudo e lazer acontecem, agora, à distância. Consequentemente, o cuidado com a higienização do local também cresceu. Segundo dados disponibilizados por uma pesquisa da Unilever, entre os meses de janeiro e julho de 2020 houve crescimento de 15% nas vendas do departamento de limpeza e higiene da rede Pague Menos. 

Além disso, de acordo com as previsões da Abipla, associação que reúne os fabricantes do setor, acredita-se que as demandas e ofertas de itens perfumados, sabão hipoalergênicos, com enzimas para limpeza e tratamento de tecidos e bactericidas de alto valor agregado permanecerão em crescimento. Inclusive, as vendas de desinfetantes tiveram aumento de 36,7%, mantendo as vendas em alta durante todo o primeiro semestre de 2020.

Nesse cenário, empresas que oferecem algum diferencial para colaborar com a ordem e higiene do lar têm destaque. Vinicius Finavaro, sócio-fundador da SP Serviços, conta que viu a procura pelo serviço de impermeabilização de sofás crescer em sua empresa. “Os sofás podem ser considerados um dos móveis mais utilizados e também mais caros de uma casa, por isso também exigem um cuidado maior, principalmente considerando casas com crianças e animais”, diz. 

Ainda assim, a segurança do procedimento é discutida, afinal, existem certos riscos relacionados aos produtos utilizados: eles podem ser inflamáveis e causar explosões e incêndios. 

Cuidados importantes

“A principal função da impermeabilização do sofá é repelir líquidos, manter a higiene, impedir que poeira e pelos de animais venham a impregnar no tecido do sofá e assim, consequentemente, aumentar a vida útil do móvel”, explica Vinicius. Ainda assim, químicos são manuseados durante o processo. 

Por esse motivo, é importante confirmar se a empresa escolhida possui conhecimento técnico, certificados e validação da ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária. “Também devemos entender qual produto é utilizado e qual risco oferece ao ser manuseado dentro do lar, por exemplo. É interessante entender quão inflamável é o químico e, com isso, mitigar riscos”, explica Vinicius.

Segundo o subcomandante do Corpo de Bombeiros, Eduardo Gomes Pinheiro, existe um grande risco de explosões decorrentes do manuseio de produtos inflamáveis, pois quando o produto sai do recipiente de armazenamento, forma uma nuvem de vapor que, em contato com uma fonte de ignição, pode causar o acidente. Pensando nisso, Vinicius cita, abaixo, algumas opções de impermeabilizantes com menor risco.

Base de água 

Mesmo tendo base de água, é preciso ter cuidado ao manusear o impermeabilizador. “O produto ainda possui um leve odor. Além disso, é recomendado o uso de luvas e máscaras. De qualquer forma, o produto não apresenta risco a humanos e pets, assim como não oferece perigo de incêndios”, explica.

O único cuidado recomendado para este produto é no momento de aplicação. Quando utilizado em demasia em pequenas áreas, pode gerar pequenas manchas.

Base de nanotecnologia

Vinicius explica que esta é a escolha mais segura. “A aplicação não oferece riscos, é atóxica e não possui cheiro ou cor”, diz. Sendo assim, mesmo quando oferece um valor mais elevado, ainda traz vantagens.

Procedimentos e cuidados

O processo de impermeabilização é rápido e simples. “Após a escolha do produto, os impermeabilizantes são aplicados através de um sistema de pulverização”, diz Vinicius. Segundo o SEBRAE, um litro de impermeabilizante aplicado da maneira correta é o suficiente para impermeabilizar um conjunto de sofás de 2 e 3 lugares – considerando o tamanho padrão. Durante o processo, é recomendado seguir com as janelas abertas.

Depois disso, basta realizar a manutenção da limpeza com panos e produtos já utilizados anteriormente. 

Impermeabilização de sofás

A SP Serviços foi convidada para conduzir o primeiro capítulo do livro “Oportunidades do Mercado de Limpeza e Higienização de Estofados – Um Setor de Franco Crescimento no Brasil” da Editora Reino Editorial. A corporação disponibiliza limpeza de sofás, colchões, cadeiras e carpetes, bem como a corporação também realiza impermeabilização em estofados. 

A empresa é certificada pela ABRAHIGIE – Associação Brasileiras de Higienização de Estofados, especialista em Impermeabilização de Sofá. Além disso, a corporação só manuseia químicos não inflamáveis.

Para saber mais, basta acessar: https://splavagemeimpermeabilizacao.com/impermeabilizacao-de-sofa/

Website: https://splavagemeimpermeabilizacao.com/impermeabilizacao-de-sofa/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *