20/4/2021 – Argentina conta com universidades de prestígio internacional e reconhecidas por suas variadas ofertas acadêmicas

Segundo a Secretaria de Políticas Universitárias da Nação, cerca de 90.000 estudantes estrangeiros estudam em universidades argentinas dos quais 95% vem de outros países latino-americanos

Muitos são os motivos pelos quais os estudantes estrangeiros escolhem as instituições argentinas para obter um diploma universitário. Tanto o sistema de ensino gratuito – de natureza pública – quanto as facilidades relacionadas à questão migratória são dois dos principais incentivos. O prestígio das universidades, assim como a diversidade da cultura argentina, também explica a decisão de milhares de jovens todos os anos.

A educação argentina, em particular a universitária, é considerada uma das mais avançadas e progressistas da América Latina. São 130 universidades distribuídas em todo o país, sendo 66 públicas e 64 privadas. Entre as universidades mais antigas, 4 delas se destacam: A Universidade Nacional de Córdoba (1613), A Universidade de Buenos Aires (1821), a Universidade Nacional de La Plata (1905) e a Universidade Nacional do Litoral -Santa Fe- (1919).

A Universidade Nacional de Córdoba (UNC) é a mais antiga da América do Sul, com mais de 400 anos de história. A instituição é escolhida por estudantes de todo o país por sua acessibilidade, qualidade educacional, instalações, tradição acadêmica e diversidade. Além disso, a cidade conta com Ingresso Educacional Gratuito, além de vantagens e descontos em eventos culturais, exclusivamente para estudantes.

Por outro lado, Buenos Aires é a cidade com mais universidades: uma em cada três casas de ensino superior está localizada na jurisdição de Buenos Aires. As modalidades oferecidas são públicas, privadas, religiosas, laicas, nacionais e estrangeiras, entre outras. De acordo com o último censo, meio milhão de alunos frequentaram a universidade na cidade.

De acordo com o último ranking QS desenvolvido em novembro de 2020, a Universidade de Buenos Aires (UBA) está entre as dez melhores casas de estudos superiores da região, pela quarta vez consecutiva. Na mesma linha, a Universidade Nacional de La Plata (UNLP) também foi reconhecida: de acordo com a última edição do Ranking Global de Universidades do Laboratório de Cibmetria do Conselho Superior de Pesquisa Científica da Espanha (CSIC), subiu para o 10º lugar na América Latina e se consolida como a segunda mais prestigiosa da Argentina.

Finalmente, a Universidad del Litoral (UNL) agrupa sua oferta acadêmica em 5 áreas de conhecimento: Ciências Biológicas e da Saúde, Engenharia, Ciências Agrárias e Tecnológicas, Ciências Exatas e Naturais, Ciências Humanas e Artes e Ciências Sociais. Atualmente, possui faculdades e centros universitários em 7 cidades: Santa Fé, Esperanza, Gálvez, Reconquista, Avellaneda, Rafaela e Sunchales.

Para obter mais informações sobre cursos e programas educacionais na Argentina, basta visitar o site oficial do Study in Argentina

Website: http://studyargentina.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *