Rio de Janeiro – RJ 16/4/2021 – Cerca de 6 milhões de estudantes de todo o país, a maioria de escolas públicas e os menos favorecidos, sofrem com a falta de condições de preparação para o Enem

ENEM, uma luz no fim do túnel: uma ótima chance para quem precisa recuperar o tempo perdido. Além das aulas na TV Escola, o Hora do Enem vai oferecer um importante reforço através de um curso multiplataforma totalmente digital, apoiando as edições diárias exibidas na televisão.

Cerca de 6 milhões de estudantes de todo o país, principalmente alunos egressos de escolas públicas ou que moram em regiões menos favorecidas, vivem o pesadelo da falta de condições de preparação para enfrentarem no final do ano as provas do Enem.

Para estes jovens, as consequências desta crise sem precedentes ultrapassam a pandemia, com efeitos colaterais diante do prolongado isolamento, acarretando graves mazelas sociais. Muitos se sentem incapazes de alcançar um mínimo de conhecimentos necessários para realizar o Enem e acabam desistindo dos seus sonhos, o que explica a grande ausência de estudantes nesta última edição, no início deste ano.

Quando se supõe que essa geração, que já perdeu o ano escolar de 2020, estaria mais um ano desamparada e alijada de suas pretensões no concurso, eis que a TV Escola, rede nacional que pertence à Roquette Pinto Comunicação Interativa, resolve acender uma forte luz no fim do túnel vai estrear no próximo dia 19 de abril uma versão mais ampla e abrangente do Programa ‘Hora do Enem’,  proporcionando aos estudantes brasileiros a possibilidade de se prepararem para o Enem de 2021 através de um curso intensivo multiplataforma, reforçando as aulas apresentadas diariamente na TV. 

Esta nova fase foi concebida para permitir que milhares de estudantes possam ter acesso a um reforço de aprendizagem considerado emergencial e prioritário e que será feito através de uma revisão planejada com videoaulas as especiais, material de fixação e inúmeros recursos digitais que poderão colaborar nessa retomada dos estudos. 

O conteúdo, fruto de uma parceria da TV Escola com o Curso QG do Enem e o Colégio 24 Horas, inclui uma programação completa e dirigida, tendo como referência as 120 habilidades cobradas nas provas do Enem, contando com exercícios online do acervo das provas aplicadas entre 2010 e 2020 e uma plataforma que vai acompanhar o progresso do aluno, monitorando o desempenho nas diversas disciplinas. O ambiente de aprendizagem disponibiliza até minissimulados onde o estudante pode escolher o assunto que deseja praticar e testes vocacionais para auxiliar na escolha da carreira.

Por sua vez, o programa na TV, cuja nova temporada que começa na semana que vem, ganhará nova dinâmica e trabalhará também com o emocional dos estudantes, contando com a apresentação de Tatiana D’Angello e a participação de orientadores, psicólogos, coaches e educadores experientes, associando-se às já famosas aulas temáticas apresentadas diariamente por Land Vieira.

Dentre os convidados desta primeira semana estão a Profa Claudia Costin, da FVG, e que é a diretora de educação da TV Escola, o Secretário de Educação do Estado do Rio de Janeiro, Prof. Comte Bittencourt, o PhD Dell Delambre – coach e autor da Teoria da Tensão – e o psicanalista Eduardo Casarotto, palestrante e autor de diversos livros onde aborda a “revolução das virtudes”.

Esta nova dimensão do projeto Hora do Enem é justificado pela própria professora Claudia Costin, em razão destes longos meses de afastamento escolar estrutural que vêm afetando a formação dos jovens e que pode provocar uma regressão no âmbito escolar de até quatro anos, conforme recentes estudos da Fundação Lemann, com desdobramentos imprevisíveis para essa geração.

Segundo ela, “é preciso estimular todos os agentes envolvidos, não só os alunos em si, mas as prefeituras, empresas e organismos sociais que possuem efetivo compromisso com a Educação a abraçarem a ideia, constituindo grupos de estudo e turmas de apoio, mesmo que de maneira virtual, envolvendo também os professores e facilitadores que se disponham a colaborar neste momento tão difícil”.

Um dos coordenadores do Projeto, o Prof. João Mesquita, do Colégio 24 Horas, afirma que o desafio foi viabilizar uma plataforma com formato modular e de uso bastante intuitivo, permitindo que o curso intensivo de apoio e reforço possa ser acompanhado de várias maneiras, inclusive proporcionando condições de autoestudo, facultando o acesso dos interessados através de convênios e adesões que podem ser feitas a partir do site www.horadoenem.org.br.

Website: http://www.horadoenem.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *