14/9/2021 –

Após mais de um ano de restrições, o formato de viagens que incentiva o turista a conhecer um pouco mais da cultura e dos costumes locais se tornaram tendência

O período de distanciamento social moldou um novo turista. Ainda no início da pandemia, durante uma conferência virtual sobre os cenários para o turismo global pós-covid-19, organizada pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), especialistas sinalizaram a simplicidade, as viagens curtas, a segurança e o turismo familiar como as principais tendências para os próximos anos. Outro ponto relevante neste comportamento vigente é o chamado turismo de experiência. O formato turístico está em alta, pois incentiva o viajante a se aprofundar na região e conhecer um pouco mais da realidade dos moradores, da cultura e dos costumes locais, valorizando experiências autênticas que fujam do tradicional, seja aprendendo algo novo ou vivendo algo inusitado.

A modalidade é vantajosa para o turista — que tem a chance de explorar melhor o destino e vivenciar novas experiências, e isso é válido tanto para quem já conhece a cidade como para quem está indo pela primeira vez — e para a comunidade, visto que a atividade movimenta a economia local. Carlos Eduardo Pereira, Diretor Executivo da Bancorbrás Turismo, explica que neste modelo existe interação real com o espaço visitado. “Os indivíduos têm a oportunidade de ir além da visita aos cartões-postais da cidade e aos tradicionais city tours. São passeios com intuito de proporcionar momentos de aprendizado e muitas vezes, até mesmo reflexão. Para incentivar isso, o Clube de Turismo Bancorbrás, por exemplo, conta com uma grande lista de hotéis parceiros em destinos que se encaixam com esse anseio, sempre seguindo as recomendações de saúde”, afirma.

Quem busca experiência voltada para o Ecoturismo ou turismo ecológico, pode aproveitar atividades como: mergulho, trilhas e observação de fauna e flora, sem trazer prejuízo à fauna e à flora local. Algumas regiões mais conhecidas da modalidade são: Chapadas do Brasil, Cânions, Jalapão, Amazônia e Pantanal. “Os turistas podem desfrutar de diversas opções de hospedagem na região que oferecerem a experiência”, conta Carlos Eduardo.

Na mesma linha, os amantes de sol e mar podem aproveitar a oportunidade de curtir as praias e aprender mais sobre costumes e especificidades de destinos como Cancún, Punta Cana, Cartagena e Bahamas já abertos para turistas brasileiros, além da região Nordeste do país. Já para os que se interessam pela experiência de apreciação do sabor e aroma dos vinhos, o enoturismo é ideal para conhecer as tradições e cultura das localidades que produzem a bebida. Além da Serra Gaúcha, os viajantes também podem curtir a cidade de São Roque, em São Paulo, e fora do país é possível conhecer mais detalhes da bebida em Portugal, na região do Minho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *